Semana de Enfermagem da FCecon tem público recorde e aborda os avanços na assistência

No Dia do Enfermeiro, comemorado neste 12 de maio, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), abriu as portas e recebeu um público de 170 pessoas para a 20a Semana de Enfermagem da instituição, superando as expectativas de inscrições. O evento científico segue até esta sexta-feira, 13, com uma vasta programação, que inclui temas relacionados à rotina hospitalar em unidade oncológica, atualização de protocolos e novas técnicas profissionais. “É uma atividade que se consolidou, tornando-se tradição no nosso hospital. As palestras programadas incluem profissionais da casa e convidados de instituições amazonenses e nacionais de renome”, frisou o diretor-presidente da Fundação, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

A atividade objetiva promover a atualização profissional e o aperfeiçoamento técnico e teórico de rotinas e protocolos da área, aplicados na assistência ao paciente oncológico. Participaram no primeiro dia de evento, acadêmicos e profissionais de várias áreas da saúde. De acordo com a coordenadora da atividade e chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, a instituição está inserida na programação da 77a Semana Brasileira de Enfermagem, promovida a nível nacional pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). O tema escolhido para este ano é o “Os direitos, os deveres e as práticas de enfermagem em sua proficiência”.

O primeiro dia de evento incluiu cursos sobre os ‘conceitos e cuidados aos pacientes com estomias (abertura cirúrgica para colocada de bolsa de colostomia)’, ministrados pelo enfermeiro Ricardo Xavier, especializado em estomaterapia, e também com a apresentação da enfermeira Ana Paula Rocche, representando o Singular Instituto de Ensino e Treinamento. Nesta sexta-feira, o evento será aberto pela palestra ‘Relatos e experiência em um serviço de quimioterapia na rede privada’.

A programação também inclui, ainda, temas como a interdisciplinaridade nas pesquisas em enfermagem; a análise de estratégia de rastreio do câncer de colo uterino por autocoleta; o coletivo ampliado de humanização no Amazonas; os enfermeiros e o enfrentamento da dos no processo da morte e do morrer; questões jurídicas e a responsabilidade na assistência de enfermagem; e os cuidados de enfermagem em pacientes durante a radioterapia. O encerramento será feito após o curso de Novas tecnologias avançadas em curativos. Os participantes terão direito a certificado de comprovação de participação. Informações pelo telefone 3655-7403.