Secretário de saúde realiza inspeção técnica em obra de expansão da radioterapia na FCecon

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, realizou, na manhã desta terça-feira, 19, visita técnica à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para vistoriar a obra da Casamata. O espaço, que está 90% concluído, restando apenas a instalação da parte elétrica, abrigará o acelerador linear, aparelho de ponta utilizado em procedimentos de radioterapia. “Até junho deste ano, o aparelho entrará em funcionamento, duplicando a oferta do serviço na instituição”, reforçou o secretário.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, só em 2015, foram registrados 55,2 mil procedimentos, uma média de 4,6 mil ao mês. Além da obra da Casamata, Pedro Elias visitou, nesta terça-feira, o ambulatório e os setores de imagenologia e quimioterapia da Fundação, dois importantes serviços de apoio ao diagnóstico e tratamento oncológico.

Na próxima quarta-feira, 20, Pedro Elias viaja a Brasília, onde se reunirá com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Entre os temas pautados, está a liberação do início das obras para a instalação do segundo acelerador linear que será destinado ao Amazonas, um dos estados contemplados pelo programa do Governo Federal que visa ampliar a rede oncológica no País.

Imagenologia

O critério para o início da segunda obra é a conclusão da primeira. Como já temos prazo, queremos acelerar o início da segunda Casamata, que já tem espaço definido na FCecon”, explicou. A obra será realizada ao lado do Serviço de Radioterapia, no anexo ao prédio principal do hospital, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

O secretário também falou da liberação de recurso fruto de convênio federal para a aquisição do aparelho de braquiterapia, utilizado no tratamento do câncer de colo uterino, e que foi repassado ao Fundo Estadual de Saúde a pedido do secretário, durante visita em 2015 à sede do Ministério da Saúde. O processo já de compra do equipamento está em andamento.

Para o diretor-presidente da FCecon, Marco Antônio Ricci, a expansão da Radioterapia é de extrema importância neste momento para a instituição, que é considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. “Nossa demanda tem sido crescente. Para se ter uma ideia, de 2014 para 2015, passamos de 54 mil para 55,2 mil procedimentos de radioterapia. Há seis anos, o número de sessões não chegava a 43 mil. O aumento gradativo tem ocorrido porque a população, em especial da região Norte, vem procurando cada vez mais atendimento no hospital, que se tornou um polo regional de atendimento”, destacou.