Representante do Gamma participa de encontro com Dilma

Além de personalidades como Cássia Kiss, Daniela Mercury, Hebe Camargo, Zezé Polessa, Tânia Alves, Maria Rita, Márcia Siqueira, Hortência e Maurren Maggi, a presidente do Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada da Amazônia (Gamma) e paciente da Fundação Cecon, Oriona Ohse, também esteve presente no lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero, oficializada no último dia 22, durante visita da presidente Dilma Rousseff a Manaus.

De acordo com Oriona, o convite partiu do cerimonial do evento, motivado pela Presidência da República. “Fiquei sabendo que eu ia discursar já na segunda-feira à noite, na véspera da visita presidencial”, explica. A presença da representante foi citada nas reportagens dos principais jornais do Amazonas.

Acompanhe o discurso da presidente do Gamma, Oriona Ohse, na íntegra:

“O mês Internacional da Mulher, este ano tem mais um motivo para comemoração. A cada ano, conquistando espaços, temos pela primeira vez no Brasil, uma mulher Presidente.

Excelentíssima Presidenta da Republica Federativa do Brasil… DILMA ROUSSEFF!! A senhora não tem idéia do orgulho que desperta nas mulheres brasileiras… da importância para nos de sermos representadas por uma mulher guerreira, destemida e valorosa.

Nos do GAMMA – Grupo de Apoio as Mulheres Mastectomizadas da Amazônia, queremos em nome de todas as mulheres do Amazonas, mais especificamente daquelas que lutam contra o câncer, externar nosso mais profundo agradecimento pela sua escolha de lançar aqui em Manaus o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo do Útero.

A senhora, que tão bem sabe da nossa luta diária contra essa doença cruel, que mutila e mata milhares de mulheres todos os anos, destruindo lares, deixando crianças na orfandade…..da nossa luta contra o preconceito……e da nossa luta para o resgate da auto estima destruída no decorrer do tratamento. Precisamos de mais políticas publicas no Brasil, e com esse investimento de 4,5 bilhões do Governo Federal, temos a certeza de que milhões de mulheres serão poupadas do sofrimento por que passamos, pois com a implementação de programas de Prevenção e conscientização junto a população, os novos casos de câncer poderão ser detectados precocemente, a tempo de se evitar tratamentos invasivos e mutiladores.

Não querendo me estender em demasia, quero aproveitar a oportunidade para agradecer o Governador Omar Aziz, que mesmo antes de eleito Governador, junto com o atual senador Eduardo Braga, conscientes das necessidades e prioridades de seu povo, sempre lutaram por nos, desde a construção do nosso hospital de referencia, FCECON, como a aquisição de equipamentos de ponta no tratamento do câncer e a contratação dos melhores profissionais. Hoje, como Governador eleito pelo voto de reconhecimento do povo, continua a nos ajudar. Se mais não fez; se existem problemas a solucionar… temos a certeza de que deve-se ao alto custo que demanda um hospital de referencia no tratamento do câncer.

Para encerrar, não posso deixar de citar outra grande mulher, a nossa Primeira Dama, Nejmi Aziz, que com seu trabalho dedicado, sua presença carinhosa, sua solidariedade, tem lutado ombro a ombro conosco, mostrando sempre que a esperança e o otimismo abrem caminhos, quebram barreiras e nos dão força para lutar a cada dia pelo bem mais precioso do ser humano… A VIDA!!!!!

Então o nosso obrigado a DEUS, e a todos que compartilham a nossa luta, tornando o fardo bem mais leve.

OBRIGADA PRESIDENTA DILMA, a sua presença aqui ficara marcada em nossos corações e na historia de nosso amado Estado do Amazonas.”