Quarta Científica: FCecon avança em atualização profissional

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveu, esta semana, mais uma ‘Quarta Científica’, atividade que objetiva trabalhar, por meio de encontros e palestras, a multidisciplinaridade da oncologia, além de promover a atualização profissional. Cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, participaram do evento gratuito, que teve a duração de quase uma hora e teve como tema a utilização de droga específica para o controle da dor em paciente com câncer ou em situação de pós-operatório.

A palestra, que aconteceu na sede da FCecon – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus -, foi conduzida pelo médico anestesiologista Dr. Mauro Araújo, que atua em Belém e veio a Manaus a convite da unidade hospitalar. Ele falou sobre a “Dor em paciente oncológico e em pós-operatório em manuseio do Parecoxib”, medicamento administrado em parte dos pacientes em tratamento na unidade hospitalar.

quarta científica 1

As características do tratamento, bem como os efeitos colaterais e benefícios, foram alguns dos assuntos abordados pelo especialista. Esta foi a terceira edição do evento, que tem atraído centenas de pessoas ao longo dos últimos cinco anos. “No evento anterior, somamos quase 100 pessoas na palestra do ortopedista Rodrigo polo, que falou sobre osteossarcoma, um dos tumores ósseos mais comuns entre os portadores da doença”, explicou a enfermeira Júlia Mônica Benevides, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, vinculado à Diretoria de mesmo nome.

“Desta vez, recebemos participantes de Manaus e um grupo de alunos de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), que fazem curso técnico de enfermagem no Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) e no Centro Educacional Guarany, e estavam sob a orientação da professora Ana Lúcia Costa”, completou. A próxima atividade está programada para o dia 15 de julho e terá como tema ‘ As alterações cardíacas dos pacientes oncológicos”.