Profissionais da FCecon recebem capacitação em gestão pelo Hospital Albert Einstein

 

capacitação em gestão albert - foto

Profissionais dos Serviços de Farmácia e Radioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foram selecionados para uma capacitação a nível nacional, promovida pelo Hospital Albert Einstein, uma das principais unidades de referência em qualidade e excelência em atendimento no Brasil. O curso é voltado para membros de órgãos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na melhoria da gestão de procedimentos hospitalares e da assistência à saúde.

 

Oferecido pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, o curso é uma parceria entre a unidade hospitalar, que tem sede em São Paulo (SP), e instituições locais, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que disponibilizará a estrutura necessária para as aulas. Durante o treinamento, os profissionais também terão a oportunidade de conhecer a experiência do Albert Einstein para adequa-la à realidade do Amazonas.

 

A especialização teve mais de 1,2 mil inscritos no Estado, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Eles disputaram 40 vagas. A concorrência foi de 30 candidatos por vaga. Foram aprovados o médico radioterapeuta da FCecon, Alfredo Coimbra Reichl, e a gerente do Serviço de Farmácia da instituição, Katyellen Freitas de Araújo. Eles serão capacitados para a implantação de melhorias na qualidade dos seus respectivos setores na Fundação, considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental.

 

Conforme Alfredo Reichl, a especialização vai ajudar na otimização de recursos já existentes na FCecon para o atendimento ao paciente oncológico, em especial, os tecnológicos. “Iremos planejar processos e procedimentos, além de supervisioná-los e aplicá-los. Ao final, desenvolveremos um projeto para a realidade da Radioterapia da Fundação”, pontuou. A radioterapia é considerada uma das principais modalidades de tratamento de combate ao câncer na atualidade e tem passado por uma série de melhorias no âmbito da FCecon, incluindo investimentos em aparelhos e o reforeço da equipe de profissionais, além de capacitação permanente.

 

No caso do Serviço de Farmácia, a gestora do setor, farmacêutica Katyellen Freitas, explica que a readequação de fluxos para um melhor aproveitamento de quimioterápicos de alto custo, tem sido permanente, promovendo o aumento da oferta de tratamento. Agora, a intenção é aperfeiçoar os protocolos já em uso, aprimorando-os ainda mais.

 

Sobre a Especialização–O curso tem a duração de um ano, com encerramento em março de 2019. Ele é oferecido de forma gratuita, presencial e ocorre nas sextas-feiras e aos sábados, uma vez ao mês, das 8h às 22h. Em novembro, os participantes também terão aulas presenciais no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).