Prevenção é a melhor forma de tratamento contra os cânceres de mama e de colo uterino

 

 
A tônica dos discursos durante a abertura do movimento mundial Outubro Rosa 2018, no Amazonas, foi de alerta sobre a importância da prevenção contra os cânceres de mama e de colo uterino. Promovida pelas ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), o evento contou com o apoio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
 
Este ano a abertura ocorreu na sede da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, que teve sua fachada iluminada com a cor rosa, assim como outros órgãos e monumentos da capital, entre eles, o Teatro Amazonas, além da Fundação Alfredo da Matta e FCecon, órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).     
 
O Outubro Rosa é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama, neoplasia que mais mata no mundo. O tema da campanha este ano é ‘Compartilhe a sua luta’. No Amazonas, as ações são organizadas pelas ONGs RFCC-AM e Ciam, com o apoio da FCecon, por meio de atividades e palestras relacionadas aos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de mama e de colo uterino.
 
Na abertura da campanha, houve a apresentação da banda do Comando Militar da Amazônia (CMA). Durante o evento, a presidente RFCC-AM e chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon), Marília Muniz, emocionada, lembrou a luta de todas as mulheres, homens e voluntários envolvidos na construção da sede da LACC e que, apesar de todo o esforço, a hospedaria que faz parte do complexo não está funcionando, porque as doações recebidas não são suficientes para mantê-la. “A esperança é de que a partir de 2019 a hospedaria passe a funcionar”, ressaltou.
 
A diretora-presidente da FCecon, a engenheira biomédica Ana Paula Lemes, agradeceu a presença de todos que compareceram ao evento e alertou que a prevenção não é apenas no mês de outubro, mas o cuidado com a saúde precisa ser todos os dias do ano. “Devemos começar o cuidado com a nossa própria saúde, ao fazermos os exames Preventivo (Papanicolau) e a mamografia. A atenção não pode ser dada apenas quando a gente sente alguma dor”, destacou e também lembrou que o câncer de mama acomete os homens, apesar de ser uma pequena faixa da população – 1%.    
 
A ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira de Melo, reiterou que a prevenção é o melhor tratamento contra os cânceres de mama e de colo uterino. Ela chamou a atenção dos pais e responsáveis para a vacinação de meninas com idade de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos contra o Papilomavirus humano (HPV), causador das lesões precursoras do câncer de colo uterino. “A neoplasia se desenvolve através de uma infecção sexualmente adquirida. Por isso, a importância de envolver ambos os sexos no processo de imunização”, explicou.
 
A abertura do Outubro Rosa contou com a participação de médicos e enfermeiros especialistas da área oncológica, além de voluntários das ONG’s que atuam com a prevenção e o combate ao câncer, além de acadêmicos do Centro Universitário Fametro.
 
Programação do Outubro Rosa
 
          Dias 15 e 23 de outubro – Uma equipe do DPCC/FCecon estará com estande na garagem da empresa de transportes urbanos Eucatur, onde serão distribuídos materiais educativos e realizadas palestras sobre a importância do autoexame e de se fazer o exame preventivo;
          Dias 9, 10 e 11 de outubro – Cardiologistas, mastologistas e ginecologistas da FCecon realizarão treinamento no município de Maués (distante 356 quilômetros da capital) sobre oncologia básica. O curso é voltado para profissionais de saúde da atenção primária;
          Dia 21 de outubro – Será realizado a Pedalada Rosa, em parceria com o Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Estado do Amazonas, que sairá do Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Perimetral, s/n, bairro Parque Dez. A concentração será às 7h30 e os ciclistas percorrerão as ruas do bairro. 
          Dia 31 de outubro – Encerramento das atividades, com a ‘Caminhada das Vitoriosas’ na Praia da Ponta Negra, a partir das 18h, que percorrerão a orla da praia.