Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço em evidência no mês de julho

700_alterado-700x350
Foto: Reprodução / Internet

Em 27 de julho comemora-se o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço e, em alusão à data, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), lança um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce como fator essencial para o aumento das chances de cura da doença. O diretor-presidente da unidade hospitalar, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, explica que o carcinoma epidermoide – principal tipo de câncer de boca, faringe e laringe – e o carcinoma papilífero – de tireoide –, são as neoplasias malignas mais comuns nessa região do corpo humano.

Além da data pontual, o “Julho Verde” foi o mês escolhido para o combate e prevenção à doença, que atinge tanto homens quanto mulheres. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 260 casos de câncer de cabeça e pescoço devem acometer a população do estado neste ano. São 100 de cavidade oral, 80 de laringe e 80 de tireoide – este último apenas em mulheres.

No caso do câncer de boca, explica Marco Ricci, a associação do tabagismo com o alcoolismo são os principais fatores de risco. Já o câncer da glândula tireoide não tem causa específica, mas está associado à idade e hereditariedade. “Esse tipo de doença é mais comum em mulheres com idade acima dos 40 anos. Quem tem histórico na família, tem as chances de desenvolver a doença aumentadas”, destacou.

Considerando a demanda gerada pelas neoplasias de cabeça e pescoço e a necessidade de ampliação do número de profissionais especializados no Estado, a FCecon criou, em 2012, a Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, vinculada ao Serviço de Residência Médica da instituição. O objetivo é aumentar o número de especialistas no mercado, já que o câncer de cabeça e pescoço figura entre os principais registrados na FCecon, unidade de referência no diagnóstico e tratamento na Amazônia Ocidental.

Hoje, atendemos boa parte dos casos de câncer de cabeça e pescoço da região na Fundação Cecon, onde o tratamento é gratuito e inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, quanto necessário, além de atendimento multidisciplinar, que inclui também o acompanhamento psicológico. Quando diagnosticado cedo, as chances de cura de qualquer tipo de câncer acaba aumentando. No caso do câncer de boca, pode-se evitar, inclusive, mutilações, e garantir maior qualidade de vida aos pacientes, dependendo do procedimento adotado para o tratamento”, destacou.

De acordo com o coordenador regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Jefferson Medeiros, o especialista nessa área trata doenças benignas e malignas da boca, laringe, faringe, tireoide e glândulas salivares, de caroços no pescoço e pele da face e do pescoço. O carcinoma epidermoide é o principal tipo de câncer de boca, faringe e laringe, enquanto o carcinoma papilífero é o tipo de câncer de tireoide mais comum.

Ele explica que o câncer mais frequente nas regiões da cabeça e pescoço nas mulheres é ode tireoide, que quando diagnosticado na fase precoce, apresenta até 95% de chances de cura após a cirurgia para a retirada da glândula, principal tipo de tratamento para a doença. Entre os homens, os mais comuns são os de boca, laringe e faringe. Tumores pequenos e localizados apresentam taxa de cura superior a 90%.

Nódulos persistentes podem ser câncer e, em geral, há suspeita da doença quando eles não desaparecem em até 21 dias. Outro sintoma que pode apontar a presença de tumores malignos é a rouquidão que persiste por mais de três semanas, em especial em fumantes e pessoas que consomem habitualmente bebidas alcoólicas”. Neste caso, alerta o especialista, deve-se procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para uma avaliação clínica.