Pesquisadoras e alunos de iniciação científica da FCecon participam de monitoria realizada pelo Hospital Moinhos de Vento

enfermeira Dall’AquaPara garantir a qualidade e o bom andamento do STOP-HPV, estudo sobre a relação do Papilomavírus humano (HPV) com o câncer de cabeça e pescoço no Brasil, pesquisadoras e alunos de iniciação científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) participaram de monitoria, nesta quinta (05/03) e sexta-feira (06/03), realizada pela enfermeira Camila B. Dall’ Aqua, da equipe coordenadora do estudo, representando o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS).

A capacitação, que ocorreu no miniauditório da Fundação, foi voltada para pesquisadoras e alunos de iniciação científica da FCecon que atuam no estudo STOP-HPV. De acordo com a enfermeira, essa etapa estava prevista desde a concepção do projeto, e trata-se de uma fase importante de controle de qualidade em todas as dez instituições coparticipantes. Na ocasião, aproveitou-se para capacitar mais integrantes para equipe, visto que se trata de um estudo de grande proporção e detalhamento.

Segundo Dall’ Aqua, as servidoras e alunos da FCecon participantes do estudo foram capacitados pela primeira vez para coleta de dados no mês de outubro de 2019. “A Fundação é pioneira como centro de coletas na região Norte do Brasil, destacando-se dentre todos os coparticipantes do estudo como o centro com maior número de inclusão de participantes e excelente desempenho e comprometimento da equipe”, ressaltou.

Monitoria – Conforme a enfermeira, durante a monitoria, o estudo é apresentado aos novos participantes, é avaliada a forma como as STOP HPV 2entrevistas são feitas com os participantes, se atende ao que foi proposto no treinamento inicial, revisa se as amostras biológicas coletadas estão sendo armazenadas adequadamente, se os questionários têm sido aplicados da forma proposta. Ou seja, toda a metodologia do estudo é revista.

Controle de qualidade – O estudo em breve, de acordo com a enfermeira, iniciará o controle de qualidade através de ligações telefônicas para alguns participantes – amostragem aleatória. Ela explicou que o objetivo é verificar se os dados têm sido coletados adequadamente. Além disso, já estão sendo enviados boletins informativos aos centros coparticipantes sobre o andamento das coletas, além do reforço quanto às adequações necessárias na logística das instituições.

Perfil epidemiológico – O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, informou que o Amazonas terá em 2020 um perfil epidemiológico com dados que podem mostrar a relação do HPV com os casos de câncer de cabeça e pescoço. “Por isso a importância da Fundação ser uma das instituições coparticipantes do estudo. Tratamos vários tipos de cânceres, dentre eles o de cabeça e pescoço, assim, os resultados futuros podem auxiliar na terapêutica dessa doença”, afirmou.

Tatiana PiresAlinhamento – A coordenadora do estudo na FCecon, Tatiana Pires, reforçou que a monitoria é um momento de alinhamento de procedimentos e experiências vividas pela equipe durante os cinco meses de levantamento de dados. Ela pontuou que estão sendo incluídos no estudo mais três alunos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon) e outra pesquisadora da Fundação, enfermeira Leidiane Mendes Cacciola.

“Com a inclusão, pretendemos melhorar ainda mais a logística de coletas e, assim, proporcionar maior troca de experiências entre alunos e pesquisadores. A previsão é de que haverá pelo menos mais uma monitoria, possivelmente, nos próximos cinco meses”, disse Pires.

Coordenação – O estudo foi encomendado pelo Ministério da Saúde (MS), com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), ao Hospital Moinhos de Vento, e é coordenado pela médica epidemiologista Eliana Wendland.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon