Pesquisa desenvolvida na FCecon levanta indicadores para melhoria da qualidade de vida do paciente com câncer


Reunir normas e condutas que proporcionem a melhoria de vida de pacientes oncológicos, em especial os que passam por tratamento de câncer de próstata, é a proposta do estudo desenvolvido pelo acadêmico de Medicina Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior. A pesquisa faz parte do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado.

O trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), denominado “Avaliação da Qualidade de Vida em Pacientes com Câncer de Próstata em Tratamento Paliativo na Clínica da Dor da FCecon” , analisará, até julho, cerca de 100 pacientes em tratamento no Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da instituição (STDCP) do hospital. Também nesta data serão concluídas as 36 pesquisas inseridas na edição 2013 do PAIC.

Os detalhes foram revelados durante a apresentação do resultado parcial desses trabalhos, ocorrida nesta sexta-feira (22/03), à banca examinadora composta pelo pesquisador sênior da FCecon e membro da Universidade de São Paulo (USP), José Eduardo Levi, e pela doutora e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luciana Fujimoto. As apresentações iniciaram na última quinta-feira (21). Ao todo, serão apreciadas as 36 pesquisas desenvolvidos por acadêmicos de diversas áreas da saúde, entre elas Medicina, Enfermagem e Biomedicina. Todas elas abordam temas relacionados à oncologia.

No caso específico do trabalho do bolsista Jerocílio Maciel de Oliveira, a continuidade da pesquisa se dará a partir da análise da qualidade de vida dos pacientes e os dados serão levantados por meio de aplicação de questionário. Os critérios serão avaliação física, psicológica e relações sociais. Também serão considerados os prejuízos ocasionados pela doença ao paciente dentro desse contexto – o que inclui as variáveis clínicas -, além das definições da Organização Mundial da Saúde (OMS) relacionadas ao tema.

Outras apresentações

Ainda na manhã desta sexta-feira, foi submetida à banca a pesquisa “Prurigo Pós Radioterapia – Descrição Clínica De Uma Nova Dermatose”, relacionada à oncologia cutânea, de autoria da acadêmica Cristiane de Oliveira Santarém. Nela, a universitária aponta a relação do tratamento radioterápico em pacientes com câncer de colo de útero ao estrófulo, hipersensibilidade (irritação) na pele ocasionada pela picada de insetos e que é comum apenas em crianças.

A acadêmica Lívia Sampaio Pereira, por sua vez, apresentou uma prévia de sua pesquisa “Perfil Epidemiológico de Cânceres de Pele Não Melanoma e Melanoma no Período de 2004 a 2010 na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas”, que levanta dados importantes sobre o principal tipo de câncer no Brasil: o de pele. Entre os objetivos está apontar a localização primária da doença e os locais onde comumente aparecem as metástases (formação de novas lesões tumorais).

Outro trabalho que chamou a atenção da banca foi o apresentado pelo universitário Luciano de Souza Monteiro, cujo tema escolhido foi “Avaliação da Função Cognitiva de Pacientes Oncológicos em uso de Apióides Acompanhados no Ambulatório da Dor da FCecon”. O objetivo é avaliar as alterações na função cognitiva do paciente – responsável pela atenção, memorização, concentração, entre outros – com o uso de fármacos aplicados durante a terapia da dor e cuidados paliativos. Os testes aplicados avaliam fatores como a orientação temporal, espacial, memorização e a linguagem.

Veja as pesquisas em desenvolvimento na FCecon nesta edição do PAIC

Publicado em: 25/03/2013.