PCR é tema de mais uma videoconferência do “SIG Enfermagem Intensiva”

O SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade realiza, na próxima quarta-feira, 27 de julho, mais uma videoconferência, que começa às 11h e segue por aproximadamente duas horas. O tema escolhido desta vez é: Parada Cárdiorrespiratória (PCR) adulto, criança, com enfoque na hipotermia. O ponto de encontro será o auditório localizado no terceiro andar da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) – rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste.

A atividade é aberta a estudantes e profissionais da área de saúde em geral e é promovida, no Amazonas, pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon em parceria com o Serviço de Educação Continuada. As inscrições podem ser feitas a partir do telefone 3655-4703. Cerca de 130 vagas estão disponíveis.

Conforme Júlia Mônia Benevides, coordenadora do SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade Rute/FCecon, a conferência ficará a cargo da coordenadora científica do Projeto Telessaúde Brasil – Núcleo Rio de Janeiro (RJ) -, a doutora em cardiointensivismo Lilia Behring. A instituição apresentadora, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), terá como debatedoras as Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, UFRGS e UFRJ, respectivamente.

O SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade vem se expandindo em todo o país desde 2009. Inicialmente, existiam apenas cinco grupos participantes: a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Mato Grosso (UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a UERJ.

Hoje, são mais de 100 coordenações locais em universidades, hospitais e postos de saúde em todas as regiões brasileiras, contemplando os 27 estados da União e outras três instituições Internacionais, promovendo discussões sobre alta complexidade e terapia intensiva. As atividades ocorrem em todos os níveis de atenção em saúde. Além disso, todas elas são gravadas e podem ser reutilizadas no ambiente virtual de aprendizagem do Telessaúde UERJ.