Pan-Amazônico de Oncologia começa nesta terça (17/9), com mais de 200 palestras

Começa nesta terça-feira (17/09), às 9h, o 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, maior evento sobre a temática na região Norte. Organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o congresso tem mais de mil inscritos e mais de 200 palestras na programação. O encontro ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Dom Pedro.

“O Congresso congrega a Oncologia do Estado do Amazonas, aproximando, formando redes e parcerias com todos os agentes da Oncologia do estado, em todas as áreas de conhecimento voltados para o paciente oncológico, considerando a multidisciplinaridade da abordagem ao paciente”, destaca a presidente do 5º Pan-Amazônico e diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, Kátia Torres.

O evento tem ao menos 1.300 participantes confirmados, 228 palestrantes, sendo 45 de fora do estado do Amazonas e três internacionais. O congresso tem parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Cultura (SEC), dentre outros órgãos que darão apoio, e terá tradução simultânea.

Temas – Um dos temas abordados no congresso será o cuidado humanizado, mas o evento também terá discussões de novas tecnologias e abordagens e apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores da região e de fora do Amazonas.

Dentro do Pan-Amazônico, serão realizados vários eventos paralelos: o V Congresso de Enfermagem Oncológica, o II Congresso de Cuidados Paliativos do Amazonas, a XI Jornada Amazonense de Anestesia e Dor (Joama), o II Fórum Multidisciplinar de Câncer de Colo de Útero e Lesões Precursoras, a II Jornada Norte de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 13º Pré-Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, o I Simpósio de Nutrição Oncológica, III Workshop Amazonense de Radiologia e o II Simpósio de Ética/Bioética.

“O congresso enriquece muito, mostra o amadurecimento e o grau de importância de momentos como esse de discussão. E também projeta a Fundação Cecon dentro e fora do estado, colocando-a no mapa das discussões científicas no que diz respeito à Oncologia”, afirma Torres.

Palestras – Uma das 200 palestras é a de abertura do Pan, com o tema “Esperança e desespero em pacientes no final da vida – como cuidar?”, ministrada pela doutora Ana Cláudia Quintana Arantes, de São Paulo, autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver”.

Quintana é médica formada pela Universidade de São Paulo (USP), tem residência em Geriatria e Gerontologia, pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, e é docente da School of Life, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”.

A palestra de Quintana será acompanhada por um tema especial abordado pela jornalista Ana Michelle de Sousa Soares. “Muito além da biologia: o paciente como protagonista do tratamento” trará o olhar de Ana Michele sobre a doença. Ela é paciente de câncer de mama metastático e criadora do perfil @paliativas, onde compartilha a rotina como protagonista do próprio tratamento, desmistificando o conceito de cuidados paliativos entre pacientes e cuidadores.

O 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia começa nesta terça (17/09) e vai até sexta-feira (20/09).

 

Texto: Laís Motta / FCecon

Foto: Divulgação