Palestra aborda técnicas de fisioterapia na recuperação de crianças que fazem tratamento contra o câncer

Uma palestra na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), vai debater a atuação dos fisioterapeutas na Oncopediatria, abordando técnicas de como o profissional pode auxiliar no processo de recuperação das crianças que fazem tratamento contra o câncer. Fisioterapia pediatria 03

A palestra, organizada pelo Projeto Onco MultiEnsino, do Serviço de Fisioterapia, será ministrada pela fisioterapeuta da FCecon, Patricia Chagas, no dia 22 de junho, das 8h ao meio-dia, no auditório João Batista Baldino, 3º andar da unidade hospitalar, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO), pós-graduada em Fisioterapia Intensiva Adulta, graduanda em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, e ainda habilitada nas técnicas de linfotaping, gameterapia e laserterapia, Chagas vai tratar da atuação dos fisioterapeutas na Oncologia, da rotina dos atendimentos na pediatria da FCecon e da maneira como o profissional pode intervir e auxiliar no processo de recuperação das crianças internadas com a doença.

O gameterapia, que é um pré-projeto do Serviço de Pediatria, será um dos temas. “Auxilia na consciência corporal, melhora propriocepção, cognição, raciocínio lógico através da realidade virtual, tornando a reabilitação pediátrica mais dinâmica e recreativa”, explica Chagas.

Fisioterapia pediatriaA palestra ainda vai tratar sobre princípios da Oncologia e as  principais complicações da criança em tratamento oncológico.

Oportunidade – A abordagem do tema aos estudantes é um dos principais ganhos da palestra. “Apesar de a Fisioterapia Oncológica já ser reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), somente 2% das universidades no Brasil têm a disciplina na grade curricular. Em Manaus, nenhuma universidade tem inclusa na grade como disciplina, sendo abordados alguns tópicos em outras disciplinas. Portanto é uma ótima oportunidade de oferecer aos alunos o contato com o tema, contribuindo para a formação dos profissionais que serão inseridos no mercado”, afirma a fisioterapeuta Patricia Chagas.

Inscrições – As inscrições custam R$ 30. Podem participar profissionais e estudantes da área de Saúde. O interessado deve se inscrever pessoalmente no Serviço de Fisioterapia, que fica no Ambulatório da Fundação, ou ainda entrando em contato com o setor pelo 99533-0389 (falar com Eliza). As vagas são limitadas a 112 participantes.

Os estudantes que participarem da palestra receberão certificado de 4h.Fisioterapia pediatria 3

Projeto Onco MultiEnsino – Iniciado no ano de 2019, o projeto tem o intuito de adquirir e compartilhar conhecimento na área da Oncologia,  com a realização de encontros, palestras e eventos multidisciplinares.

O projeto busca, ainda, angariar recursos para o Serviço de Fisioterapia da FCecon para a aquisição de materiais de uso contínuo. Com as ações já realizadas neste ano, foram comprados thera band, halteres, prancha, entre outros itens utilizados no dia a dia de tratamento dos pacientes da Fisioterapia no ambulatório e nas enfermarias.

Atendimento – Em média, são atendidos de 25 a 35 pacientes no Serviço de Fisioterapia no ambulatório, de segunda a sexta-feira. Nas enfermarias, os fisioterapeutas da Fundação fazem o atendimento de até 25 pacientes, todos os dias.

Texto e fotos: Laís Motta/FCecon