Paic-FCecon realiza defesas finais e dá início a 45 novos projetos

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) iniciou, nesta quarta-feira (07/08), a 7ª Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon). Ao todo, serão defendidos 43 projetos – edição 2018/2019. A abertura do evento ocorreu no auditório Dr. João Baldino, 3º andar da Fundação, localizada na rua Francisco Orellana, n° 215, bairro D. Pedro, zona centro-oeste. PAIC defesas

A atividade acontece anualmente e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). São três dias de apresentações, pela manhã e à tarde, encerrando-se na sexta-feira (09/08). O evento consiste em defesas orais de conclusão de projetos de iniciação científica, elaborados por alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, em áreas tidas como estratégicas para a Fundação – prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

O primeiro dia de apresentações contou com defesas de trabalhos sobre a sobrevida de mulheres com câncer de colo de útero; “Caracterização clínica e sociodemográfica de pacientes portadoras de lesões precursoras e carcinoma invasivo de colo uterino”; “Caracterização epidemiológica dos pacientes portadores de câncer de pênis”; “Qualidade de vida de pacientes portadores de carcinoma de pênis submetido à penectomia” – retirada do pênis –, dentre outros.

PAIC defesasAvaliação – Segundo a coordenadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, Kátia Luz Torres, no final de cada edição do Paic, os alunos apresentam os resultados de seus trabalhos a uma banca formada por pesquisadores doutores e para membros da equipe técnica da Fundação. Ela disse que cada estudante tem dez minutos para defesa, enquanto a banca avalia o trabalho que já foi entregue ao avaliador em forma de relatório.

“A ideia é que os avaliadores façam observações que contribuam com a defesa oral, informações científicas, postura, etc. A banca tem a missão de ajudar a refinar a pesquisa para que a mesma vire um artigo científico, que possa ser submetido a revistas científicas nacionais e internacionais”, informou, acrescentando que os cinco melhores trabalhos são premiados e selecionados para apresentação oral no 5° Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, que ocorrerá em setembro deste ano.

Recepção – A abertura da 7ª Jornada Científica também contou com a recepção dos 45 novos bolsistas do Paic/FCecon – edição 2019/2020, os quais contarão com bolsa da Fapeam.

Conforme Kátia Torres, a participação dos novos bolsistas nas defesas dos estudantes da edição 2018/2019 serve para demonstrar a dinâmica do Paic. Ela explicou que, assim, eles podem visualizar como devem proceder na escrita, defesa oral, postura como pesquisador nas futuras apresentações parciais e finais de iniciação científica.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon