Pacientes e acompanhantes passam por triagem na FCecon, antes de consultas e procedimentos

FOTO: VALDO LEÃO/SECOMO novo fluxo de consultas e procedimentos ambulatoriais na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) teve início nesta quarta-feira (08/04). O principal objetivo é garantir segurança aos usuários, oferecendo atendimento adequado e evitando aglomerações na unidade de saúde. As medidas buscam evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) entre os pacientes da Fundação.

A partir desta quarta-feira, quando houve a reorganização das consultas, todos os pacientes e acompanhantes que adentram a Fundação passam antes por uma triagem ambulatorial, onde são verificadas temperatura e se há sintomas gripais, como febre e tosse. Os pacientes que tiverem indícios de gripe serão encaminhados ao serviço de Urgência da FCecon para verificação. Já os acompanhantes que apresentarem sinais de gripe vão ser orientados a buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Sinalização – A entrada do Ambulatório da FCecon foi toda sinalizada pelo Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho que atua na unidade, seguindo orientação técnica. No chão, foram sinalizados quadrados para que os usuários mantenham distância uns dos outros, uma das recomendações do Ministério da Saúde (MS) para evitar o contágio com o coronavírus.

Estão sinalizadas ainda entrada e saída do salão ambulatorial. Pacientes e acompanhantes que adentram a Fundação Cecon também recebem um adesivo que indica com nome e cor o serviço que farão na instituição, como consultas, quimioterapia e coleta de sangue.

Segurança – Na avaliação da diretora administrativo-financeira da FCecon, Nilda Maria da Silva, o novo fluxo de atendimento no Ambulatório busca garantir segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. “Estamos adotando essas medidas dentro desta pandemia, como a triagem ambulatorial, para garantir segurança a todos os pacientes e acompanhantes. É uma ação nova e pedimos que os usuários fiquem atentos e sigam as orientações e sinalizações”, afirmou.

Uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, seguranças e assistentes sociais está orientando a população sobre o novo fluxo.

Estrutura – Também foram colocadas tendas cedidas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Os locais servirão para que os pacientes aguardem a entrada no Ambulatório, quando necessário. As ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCCAM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) estão apoiando a ação com a estrutura, como ventiladores industriais e banheiro químico, além de pessoal que auxilia na orientação ao público. As organizações também estão doando álcool em gel aos pacientes.

Consultas e tratamento – A partir desta quarta, as consultas ambulatoriais ocorrerão com horário marcado para todas as especialidades. Os pacientes serão informados por telefone sobre as datas.

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia ocorrem normalmente, e os pacientes também passam pela triagem ambulatorial antes de adentrar os setores. As consultas na Oncologia Clínica e na Terapia da Dor também ocorrem normalmente. O serviço de Urgência da FCecon continua funcionando 24 horas por dia, em sua totalidade.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon