Pacientes da FCecon recebem orientações antes de passarem por cirurgia

As pacientes que farão algum tipo de procedimento cirúrgico nas mamas, como a mastectomia, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), passarão por uma reunião de acolhimento, na qual receberão todas as informações e orientações sobre o tratamento. Em média, são realizadas dez cirurgias pelo Serviço de Mastologia do hospital, por semana. Reunião Acolhimento

O projeto-piloto, que recebeu o nome de Reunião de Acolhimento, reúne às sextas-feiras as pacientes que serão operadas ao longo da semana seguinte. Elas receberão orientação de profissionais dos serviços de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e pela Enfermeira Navegadora, além dos médicos.

Serão dadas todas as orientações sobre a cirurgia que elas vão fazer, como vai ser o procedimento de internação, de fisioterapia, e outras. É uma maneira de verdadeiramente essas mulheres serem acolhidas pela instituição, de orientarmos essas pacientes sobre todo o processo que elas vão viver ao longo do tratamento”, destacou a gerente do Serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo.

A primeira reunião ocorreu na tarde da última sexta-feira (24/05) e contou com aproximadamente 15 mulheres, acompanhadas de seus familiares, que serão importantes durante o tratamento.

Reunião Acolhimento 3Família – As reuniões terão sempre rodas de conversa com as pacientes e família, feito pelo Serviço de Psicologia da Fundação. “É muito importante que eles [maridos e companheiros] estejam inseridos no tratamento que essas esposas e companheiras vão fazer”, salienta a mastologista Hilka.

Detalhes – Durante as reuniões, as pacientes poderão tirar dúvidas sobre todo o tratamento contra o câncer. Segundo Hilka Espírito Santo, muitas mulheres têm vergonha de fazer perguntas ou ficam nervosas durante a consulta. “Aqui elas vão ter uma maneira mais fácil de entendimento desse processo. Vão poder tirar dúvidas e vão entender que aqui terão um atendimento multidisciplinar”, afirmou a gerente.

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gérson Mourão, a iniciativa reforça o lado humanizado que o tratamento contra o câncer precisa ter. “Queremos que todas se sintam muito bem-vindas e acolhidas na nossa instituição. Esse momento é muito importante para que todas saibam como será o processo daqui para frente”, disse Mourão.

O projeto é iniciado no Serviço de Mastologia, mas há a previsão de expandir para as demais especialidades atendidas pela FCecon.

Texto e fotos: Laís Motta / FCecon