Novo acelerador linear entra em funcionamento em junho deste ano

O governador José Melo anunciou para o dia 30 de junho deste ano o início da operação do novo acelerador linear, utilizado em procedimentos de radioterapia, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O anúncio foi feito durante visita, no último sábado, à obra da casamata, onde o aparelho de ponta será instalado. Ele também destacou os investimentos para ampliação da unidade que é referência no tratamento de câncer no Estado.

Acompanhado do secretário de Saúde, Pedro Elias, e do diretor do hospital, Marco Antonio Ricci, o governador percorreu as instalações, que estão com as obras 90% concluídas e adiantou que um segundo acelerador linear será adquirido para o hospital, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento da fundação. “O primeiro acelerador deve ser instalado até junho e o segundo já está em fase de licitação. Também estamos providenciando a compra de outros equipamentos para melhorar o serviço de radioterapia do Cecon”, afirmou José Melo.

Diariamente, a FCecon realiza cerca de 190 sessões de radioterapia, número que representa cerca de 30% dos atendimentos feitos no hospital. Só em 2015, foram registrados 55,2 mil procedimentos de radioterapia, uma média de 4,6 mil ao mês. De acordo com o chefe do setor de Radioterapia, Leandro Baldino, com o novo aparelho, a unidade de saúde terá a capacidade de anteder cem novos pacientes que precisem passar pelo tratamento.

O diretor do hospital, Marco Antônio Ricci, explicou que o novo acelerador linear, além de possibilitar o aumento no número de pessoas atendidas, também vai trazer aos pacientes maior qualidade no tratamento, já que provoca menos efeitos colaterais do que o equipamento utilizado atualmente. “O novo equipamento permite que a radiação seja concentrada apenas no ponto onde se encontra o tumor, preservando o tecido ao redor”, explicou o médico.

Obras de ampliação – O governador José Melo também destacou que já está em andamento o projeto de ampliação da Fundação Cecon. Durante a visita, ele explicou como pretende transformar o local, que atualmente é o único centro de referência em oncologia em todo o Norte do país, recebendo pacientes do interior do Amazonas e também dos Estados vizinhos, em um dos hospitais mais modernos do Brasil.

“Onde funciona hoje o estacionamento, que se tornará subterrâneo, nós vamos construir uma nova ala, que vai abrigar, entre outros setores, a administração do hospital, deixando o prédio principal apenas para os atendimentos médicos. Esse prédio também vai sofrer uma grande reforma e o Cecon vai se tornar um hospital modelo para todo o país, com os equipamentos mais modernos que existam no mercado”, disse José Melo.

José Melo ressaltou que a ideia é firmar contrato com uma Organização Social (OS) para administrar o serviço oferecido pelo hospital, a exemplo do que já acontece no hospital da Zona Norte, Delphina Aziz, tornando a administração da unidade mais rápida e eficiente.