Mutirão de reconstrução mamária e Caminhada das Vitoriosas encerram programação do Outubro Rosa em Manaus

encerramento 8

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foi a instituição de referência no Estado, escolhida para participar do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, promovido em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foram selecionadas para as cirurgias reparadoras, 14 pacientes da FCecon, submetidas a mastectomias parciais, totais e bilaterais, durante o tratamento do câncer de mama, o segundo tipo da doença com maior prevalência no Amazonas. O mutirão começou nesta terça-feira, 25, e segue até o dia 29, informou o diretor-presidente da Fundação, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

Ele explicou que a atividade fecha a programação do Outubro Rosa, campanha que acontece simultaneamente em todo o mundo, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Amazonas, por conta da alta incidência e mortalidade do câncer de colo uterino, o tema também foi inserido no movimento.

Ricci destacou que quatro especialistas, entre eles o médico cirurgião plástico Roberto Pereira, da FCecon, estão participando da ação. As pacientes foram selecionadas previamente, através de critérios como aptidão clínica e idade. “Há alguns anos, fazemos rotineiramente a reconstrução mamária na FCecon, com o suporte da equipe de Mastologia e de Cirurgia Plástica da instituição. A primeira opção durante a mastectomia, é a realização da reconstrução imediata, com implante de prótese de silicone, logo após a retirada na mama, inclusive no mesmo procedimento. Mas, há casos em que a cirurgia reconstrutiva é feita posteriormente, quando a paciente não apresenta condições clínicas de ser submetida ao duplo procedimento ou precisa de algum tipo de tratamento complementar que contraindique temporariamente o implante da prótese”, explicou Ricci. Um exemplo é o tratamento de radioterapia.

Encerramento do Outubro Rosa em Manaus

A Ponta Negra será palco, na próxima quarta-feira, 26 (amanhã), às 17h, da Caminhada das Vitoriosas, atividade que encerra oficialmente a campanha Outubro Rosa 2016, no Amazonas. Estão envolvidos na ação a FCecon, instituições parceiras, movimentos de mulheres e ONGs de apoio à causa câncer, como Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), um dos braços da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A entidade é responsável pela realização do movimento em todo o Brasil.

A expectativa é que, pelo menos, mil pessoas participem do evento. Segundo a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, uma das parceiras do movimento no Amazonas, a Marinha do Brasil, participará da atividade, com o Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro iluminado de rosa no Rio Negro.