Márcio Farache aplica “”Curso de Automaquiagem”” a pacientes da FCecon

“A melhor forma de enfrentar um tratamento cruel como esse é de cabeça erguida”. A frase é da paciente de câncer Oriona Ohse, que está em controle de um câncer de mama há aproximadamente nove anos e atualmente é presidente do Gamma (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia). A frase resume a importância da autoestima da mulher no enfrentamento do câncer e do tratamento oncológico, seja através da radioterapia ou quimioterapia.

Para resgatar a vaidade e o orgulho de mulheres que lutam contra a doença, o Gamma realizou, com o apoio da FCECON (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) o Curso de Automaquiagem com o visagista e maquiador Márcio Farache. Farache é amazonense e atualmente trabalha no Rio de Janeiro, ele é conhecido por diversos trabalhos com celebridades e publicações nacionais e internacionais, com destaque para Vogue Grécia, Vogue Itália, Vogue Francesa, Vogue Japão, Vogue Espanha, Elle Italia, Marie Claire Francesa, entre outras.

O curso aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), no auditório da Fundação Cecon, e foi realizado com aproximadamente 25 pacientes do hospital. “Às vezes essas mulheres perdem a auto-estima e não sabem por onde começar, então o meu papel aqui é massagear o ego e poder mostrar que elas ainda podem criar e resgatar a feminilidade, mesmo depois de ter passado por uma mastectomia”, disse Farache.

De acordo com Oriona Ohse, presidente do Gamma, apesar de realizar eventos mensais voltados para a beleza das mulheres, esse evento é uma inovação para o grupo “Nós sempre trazemos profissionais aqui para cortar cabelo e maquiar as mulheres, mas essa é a primeira vez que elas terão um curso avançado sobre isso e poderão levar essas técnicas para se maquiar em casa, no trabalho”, destaca.

A iniciativa surgiu de um encontro do grupo com o visagista, em junho passado. “Eu conheci o Márcio [Farache] no aniversário de uma amiga em comum e no mesmo momento ele se propôs a ser nosso parceiro nessa luta para elevar a imagem dessas mulheres. E isso foi maravilhoso, porque essa é uma das principais linhas de atuação do nosso grupo, tanto com as oficinas de beleza, realizadas mensalmente, quanto o banco de perucas e agora, com esse evento tão importante pra nós”, destaca Oriona.

Perda de Cabelo

Uma das principais causas da baixa auto-estima das mulheres com câncer é a perda de cabelos, também conhecida como alopécia. Segundo a oncologista Adelaide Portela, o processo de perda pode durar até 15 dias em pacientes submetidos à quimioterapia. Mas, no geral, acontece de um dia para o outro, principalmente em pacientes com câncer de mama mais jovens, cujo nível de hormônio é elevado, o que torna o tumor mais agressivo. "No caso de metástase, a queda é mais prolongada, podendo deixar a pessoa sem cabelo por mais tempo", explica.

A presidente do grupo também aproveitou o momento para ressaltar a importância da participação da sociedade em geral nas doações de perucas, lenços e chapéus. “Esses acessórios, muitas vezes são colocados de lado e para essas pacientes são de extrema utilidade”. As doações podem ser feitas na FCecon, na Rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, das 8h às 16h.