Lançamento do “”Banco de Perucas”” é marcado por desfile e entusiasmo

Com direito a desfile e dia de beleza para as pacientes com câncer, o Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada da Amazônia (Gamma) lançou, ontem, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o primeiro “”Banco de Perucas do Estado””, cuja arrecadação iniciou no começo do mês. Cerca de 200 itens, entre perucas, lenços e chapéus haviam sido arrecadados, até a ocasião. Eles serão doados ao longo do tempo às pacientes de baixa renda da unidade, com o único objetivo de resgatar a identidade e auto-estima dessas mulheres, às vezes deixada de lado durante o tratamento.

A presidente da entidade, Oriona Ohse, informou que o número ainda é insuficiente para atender à demanda. De acordo com ela, entre os produtos arrecadados estão 15 perucas, as quais foram “”emprestadas”” às mulheres cadastradas durante o lançamento. Elas serão uma espécie de fiéis depositárias das perucas até que seus cabelos cresçam novamente. Em seguida, as devolverão ao Gamma para higienização e posterior empréstimo a outra paciente de baixa renda. Oriona destaca que outras mulheres já aguardam na fila de espera por suas perucas. “”Seriam necessárias pelo menos cem perucas para atender a todas as mulheres que precisam””.

As pacientes Juraci Ferreira, Lucilene Souza e Edizângela Mator Fernandes, após receberem suas perucas doadas pelo Gamma

A arrecadação dos itens doados ontem se deu em parceria com o INSS do Amazonas, que, por meio da campanha “”Cabeça Coberta””, iniciada em fevereiro deste ano e concluída na última sexta-feira (11/03), reuniu cerca de cem objetos. O órgão doou bonés, chapéus, perucas e bandanas ao Gamma. “”Por mais que a campanha já tenha sido encerrada, ainda há agências que vão entregar o que conseguiram arrecadar e outros locais como Goiânia, Tocantins e Brasília se interessaram em copiar a iniciativa””, explica a responsável pela equipe de educação do INSS no Amazonas, Cláudia Regia de Melo.

A paciente da Fundação Cecon Zineidia Rodrigues Sobrinho, 44, sentiu-se renovada com a doação da peruca e frisou que, além de elevar a auto-estima, a peruca evitará o preconceito para com as mulheres carecas, algo que leva à depressão e à exclusão social. “”Faço tratamento há três meses por causa de um câncer de mama e tenho mais dois meses pela frente de quimioterapia e radioterapia. Apesar de a queda de cabelo me incomodar, trato com otimismo essa fase da minha vida””, disse.

Já Lucilene Souza Lopes, 40, que também luta contra um câncer de mama, reconhece que a ação de cunho solidário melhora a vida das mulheres que enfrentam a doença. “”Só tenho a agradecer a iniciativa delas (membros do grupo). Fiquei muito mais feliz com minha peruca e quando a recebi foi uma emoção total””, conta. Emocionada, ela garante que as pessoas olharão as pacientes de outra maneira, o que as levará a encarar a doença de forma mais altiva.

Dia de beleza

Tanto as pacientes citadas acima, quanto outras 20 selecionadas in loco passaram por um tratamento de beleza, na tarde de ontem. Voluntárias do Gamma realizaram cortes de cabelo, maquiagem e outros serviços de estética em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. A ação foi iniciada ás 8h e se estendeu até o meio-dia.

Segundo a psicóloga da Fundação Cecon, Graciete Ribeiro, além de ser o segundo maior trauma causado à mulher em tratamento quimioterápico “”ficando atrás apenas para a perda da mama””, perder abruptamente os cabelos significa, em alguns casos, a perda da identidade da paciente. Por isso, “”qualquer coisa que venha para contribuir com o enfrentamento da doença é sempre bem-vindo””, assegura.