Iniciada arrecadação para o “”Banco de Perucas””

Integrantes do GAMMA na abertura das atividades do mês da mulher

O processo de perda da mama é o que mais traumatiza a mulher durante o tratamento contra o câncer. O segundo é a queda abrupta do cabelo, de acordo com a oncologista clínica Adelaide Portela. Pensando nisso, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) deu início, hoje, no ambulatório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), à arrecadação de perucas que serão doadas às pacientes de baixa renda da unidade.

A intenção é elevar a autoestima das mesmas no período transitório, no qual ocorre a queda do cabelo. Compareceram ao evento cerca de 100 mulheres, entre pacientes, acompanhantes, membros de grupos de apoio e profissionais da saúde. As doações serão distribuídas às pacientes que se inscreverem no “”Banco de Perucas””, cuja previsão de lançamento é dia 14 de fevereiro, na fundação, informa a presidente do Gamma, Oriona Ohse. A expectativa é que, até lá, a entidade tenha arrecadado cerca de 100 perucas. Na ocasião também será realizado o “”Dia de Beleza””, em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.

Os interessados em doar as perucas devem procurar o FCecon ou entrar em contato pelos telefones 8825-2772 e 8164-4262. “”Sabemos que algumas mulheres deixam de se tratar por saberem que perderão os cabelos, e a peruca tem como finalidade elevar a autoestima dessas mulheres””, diz Oreona.

A paciente Lucilene Santos, que luta há um ano contra um câncer de mama, ressalta que passou por uma mastectomia total e, após a quimioterapia, acabou perdendo o cabelo. Vaidosa, ela explica como conseguiu superar. “”É difícil passar por esse momento, mas é possível com a ajuda de amigos, família e iniciativas como essa””, destaca.

 

Presidente da FCECON fala sobre importância da iniciativa

Queda prolongada

Segundo a oncologista Adelaide Portela, o processo de perda total do cabelo pode durar até 15 dias em pacientes submetidos à quimioterapia. Mas, no geral, acontece de um dia para o outro, principalmente em pacientes com câncer de mama mais jovens, cujo nível de hormônio é elevado, o que torna o tumor mais agressivo. “”No caso de metástase, a queda é mais prolongada, podendo deixar a pessoa sem cabelo por mais tempo””, explica.

Ela reconhece que a iniciativa de doar perucas pode contribuir para a superação do câncer, pois, em alguns casos, as pacientes acabam optando por não submeterem-se ao tratamento por medo de perderem o cabelo. “”Em outros casos, a peruca é muito cara. Uma (peruca) com fios verdadeiros não custa menos de R$ 600 e sem ela o paciente pode ficar sim com a autoestima abalada””, assegura a médica.

Para o diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson Andrade, o bom tratamento é aquele que vai além do medicamento e da atenção, atendendo as pessoas em suas necessidades como um todo. “”A queda de cabelo é transitória e existem coisas que podem ser feitas para fortalecer a autoestima. O Banco de Perucas é uma delas””, afirma.

Compareceram ao evento de abertura da arrecadação de perucas representantes da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Liga Acadêmica de Oncologia do Amazonas e projeto Amigos da Saúde.

Presidente do Grupo com paciente da Fundação Cecon