Grupo Gamma promove ação solidária para doação de cabelos no Palácio Rio Negro

 

O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) promoverá dois dias de ação solidária para doação de cabelos, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado no Centro de Manaus. O evento, que tem apoio do Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será realizado nesta quarta e quinta-feira (dias 19 e 20/12) e tem acesso gratuito.

Com o tema “Faça uma careca feliz: doe seu cabelo”, o Gamma incentivará o público a cortar e doar os cabelos para as mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer de mama. “É a primeira coisa que elas perdem no tratamento”, diz a fundadora e diretora do grupo, Oriona Ohse. “Para a mulher, o cabelo é o adorno do rosto, mexe com a vaidade. Receber uma doação de cabelo para a confecção de uma peruca é motivo de muita alegria. Elas voltam a se sentir mais bonitas”, afirma.

A ação, segundo a diretora do grupo, também tem a proposta de conscientizar sobre a prevenção da doença, que pode atingir qualquer pessoa. “Por isso, acreditamos ser importante sermos preventivas e nos importar mais com o bem-estar das pessoas que estão passando por este processo”, ressalta.

Oriona faz um apelo para que, neste período de fim de ano, as pessoas se solidarizem com a causa e doem seus cabelos. “É um gesto simples comparado com o bem que vai fazer para uma mulher mastectomizada e o cabelo cresce de novo”, declara a fundadora do Gamma.

A diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, ressalta a importância da iniciativa do Grupo Gamma. “Essas ações trazem reações positivas para as mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer de mama. Promove auto-estima, bem-estar e  agregam também conhecimento para a prevenção da doença”.

Programação – A ação solidária “Faça uma careca feliz: doe seu cabelo” acontecerá das 13h às 18h. A equipe de cabeleireiros estará de prontidão para as pessoas que chegarem dispostas a fazer uma doação. Também haverá uma exposição de produtos que servem para dar mais conforto e ajudar na autoestima da mulher mastectomizada. 

“Serão expostas perucas para crianças, que são feitas de lã e barbante, perucas para adultas (com os cabelos doados), lenços, chapéus, almofadinhas pós-mastectomia (cirurgia de remoção total da mama) e porta-dreno”, diz Oriona.

Em seguida, o fisioterapeuta Maks Ohse ministrará uma palestra sobre a importância da fisioterapia antes e depois da cirurgia.

Farão parte da ação, ainda, mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. “Elas irão conversar com público presente para explicar e conscientizar a respeito da doença, do tratamento e da vida pós-cirurgia”, acrescenta a fundadora do Gamma.

Sobre o Gamma – Fundado em 2009, o grupo Gamma nasceu da necessidade de amparar mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além de conscientizar sobre a prevenção da doença. “Começamos com um objetivo, mas ele foi expandindo, hoje trabalhamos para que as mulheres tenham consciência da importância da prevenção”, declara Oriona.

Serviço: Ação Solidária “Faça uma careca feliz: doe seu cabelo”

Data/Hora: Dias 19 e 20 de dezembro, quarta e quinta-feira, de 13h até 18h

Local: Palácio Rio Negro, Avenida Sete de Setembro, 1546

Entrada: Gratuita

 

Fonte da matéria: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)