Governo do Estado anuncia novas medidas para combater o câncer de mama e de útero no Amazonas

O governo do Estado, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), realizou, no início da noite de ontem (terça-feira, 04/10), o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, evento que busca, por meio da iluminação de prédios públicos com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama, conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção. No Amazonas o evento também inclui informações sobre prevenção ao câncer de útero, por conta da alta incidência no Estado.

Sendo assim, o governo do Amazonas anunciou novas ações que visam combater esses dois tipos de câncer, que figuram entre os principais no País, no que diz respeito às mulheres. Entre elas, está a construção de um laboratório na FCecon com capacidade para a realização de 120 mil exames colpocitológicos – conhecidos também como preventivo ou papanicolau. O projeto já está em andamento e a previsão é que a obra ocorra em 2012, segundo informou o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim. No caso do câncer de mama, já estão garantidos 12 mamógrafos para municípios do interior no primeiro trimestre do ano que vem. Um deles será disponibilizado em um barco PAI (Pronto Atendimento Itinerante).

Lançamento

“Não vamos aceitar que esses índices tão agressivos e esse sofrimento (ocasionado pelo câncer de mama e de útero) perdurem entre nossas mulheres”. Com essa promessa o diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson Andrade, iniciou sua participação no lançamento de mais uma edição do “Outubro Rosa” no Amazonas, ocorrida na sede da unidade hospitalar, localizada na rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus, com a presença de aproximadamente 200 pessoas. O evento, que ocorreu simultaneamente em várias cidades brasileiras e em outros países, mobilizou gestores em 14 municípios do Estado (Manaus, Parintins, Coari, Borba, São Gabriel da Cachoeira, Maués, Manacapuru, Apuí, Nova Olinda do Norte, Autazes, Itacoatiara, Japurá, Tefé e Tabatinga).

Cada município/instituição terá uma agenda diária neste mês para a realização de exames, tais como o papanicolau, mamografias, ultrassonografias mamárias, palestras educativas em escolas e empresas, oficinas, caminhadas, passeatas, corridas, carreatas com trio elétrico, panfletagem e realização de exames em presidiárias.

Na capital, aderiram ao movimento na última terça-feira, além da FCecon – que terá a iluminação especial por quatro noites seguidas (entre 4 e 7 de outubro) – o Teatro Amazonas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a Arena Amadeu Teixeira, o Instituto Dona Lindú, Drogarias Angélica, Escritório Jurídico Hidelberto Dias, Empório Roma, Escape Pizza Bar, Tio Táxi Aéreo, Lojas Romanel, UAI Shopping São José, Sesi da avenida Getúlio Vargas, sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), UBS´s do município, Policlínica Djalma Batista, USA Alfredo Campos, Maternidade Moura Tapajós e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a coordenadora da atenção oncológica no Amazonas e chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon (DPCC) – responsável por realizar o evento no Amazonas -, Marília Muniz, a prevenção é o método mais eficaz para a detecção precoce – no caso do câncer de mama – e prevenção – no que diz respeito ao colo uterino. “Para o câncer de mama, é importante que o tumor seja detectado ainda pequeno, possibilitando maior chance de cura. Mas isso só pode ocorrer se a mulher se conscientizar de que deve fazer o auto-exame – no caso de mulheres com idade inferior a 40 anos – e mamografias anuais – indicada para ser feita anualmente a partir dos 40”, disse.

Ela também esclarece que para evitar o câncer de colo uterino, mulheres com idade entre 25 e 35 anos devem fazer, pelo menos, um exame preventivo a cada três anos e, a partir dos 36 anos, o exame deve ser feito anualmente.

Estatística

De acordo com estimativa do Inca, feita a cada dois anos, em 2011, 4.780 novos casos de câncer de tipos variados serão diagnosticados no Amazonas, exceto de pele. Desses, 54,2% atingirão as mulheres. No caso específico do câncer de mama, o órgão aponta 310 novos casos (12% do total entre o sexo feminino). Em todo o país o dado é ainda mais alarmante: 49.240 novos casos da doença. Já o câncer de útero deve acometer 560 mulheres no Estado e 18.430 no Brasil.

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, apresentando uma redução de 17,8% entre um ano e outro. O Setor de Estatística mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009 contra 248 no ano passado. A redução foi de 23,5%. Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205, redução de 6%. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 149 novos casos de câncer de mama e 204.

Clique aqui para visualizar as fotos do evento.