Fundação Cecon e entidades de apoio iniciam programação do Outubro Rosa em Manaus

Abertura da programação do Outubro Rosa, na última sexta-feira (30), contou com a participação da primeira-dama Nejmi Aziz, entre outros convidados.

Um abraço simbólico no entorno da sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) marcou o início, na manhã da última sexta-feira de setembro (30), da programação do Outubro Rosa – mês da mobilização mundial de combate ao câncer de mama e colo de útero. No dia 1º de outubro, foi a vez da caminhada contra o câncer, com concentração no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, apoiadora frequente das campanhas de prevenção à doença, acompanha a programação do Outubro Rosa que, em Manaus, é organizada pela Fundação Cecon, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), e do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), com o apoio do Governo do Amazonas. Nejmi, que neste ano foi eleita madrinha do Dia Rosa de Combate ao Câncer, evento que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, destacou o compromisso do governador Omar Aziz em ampliar a rede de assistência à saúde para combater, principalmente, estes que são os tipos de câncer que mais matam mulheres no Amazonas e no Norte do país.

“Já estamos com 12 mamógrafos em fase final de aquisição, logo, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, os equipamentos já estarão atendendo nas regiões mais extremas do Amazonas. Além disso, os mamógrafos que irão completar a cobertura total do exame de mamografia no Estado, segundo o governador Omar, já estão em processo de licitação”, informou a primeira-dama. Os aparelhos adquiridos vão atender inicialmente 12 municípios do interior do Estado.

Casos no Amazonas

Para a primeira-dama, o ‘Abraço Humano’ na FCecon representou um ato simbólico de sensibilidade a um problema de saúde pública, contra o qual o Governo do Estado tem priorizado ações de assistência. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 2.590 novos casos de câncer em mulheres em 2011, dos quais 870 serão de mama e colo uterino, o equivalente a 32% do total.

“Este é um momento de chamar atenção das mulheres acima de 40 anos a realizar o exame de mamografia. E usando o laço rosa cada mulher poderá sensibilizar a outra para esta prevenção”, disse Nejmi.

Na FCecon, a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, com redução de 17,8% entre um ano e outro. De acordo com a fundação, no caso do câncer de mama foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009, contra 248 no ano passado (- 23,5%). Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205 (-6%).

Iluminação de monumentos

O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o evento tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos.

Na capital amazonense, estão confirmadas as iluminações nos seguintes locais: FCecon (Dom Pedro, zona centro-oeste), Assembleia Legislativa do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona centro-sul), Arena Amadeu Teixeira (Dom Pedro, zona centro-oeste), Instituto Dona Lindú (avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona centro-sul) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns desses locais, haverá distribuição de material educativo.

Além disso, Parintins (a 369 km de Manaus) também participará do movimento neste ano, iluminando o Bumbódromo e o Centro de Saúde Waldir Viana. Outros municípios que participarão são Coari (a 370 km da capital), cujos pontos a serem iluminados são o Cristo Redentor e a Policlínica; Borba (distante 150 km de Manaus), com a Estátua de Santo Antônio e o novo hospital da cidade. Manacapuru, Maués e Tabatinga também confirmaram, mas os locais ainda estão sendo definidos.

“Além da iluminação conjunta, cada município terá uma agenda diária voltada às causas câncer de colo do útero e mama, tais como realização de exames preventivos, mamografias, palestras educativas, entre outros”, explica a diretora do DPCC, enfermeira Marília Muniz.

Ação se estende às presidiárias

Como parte da programação do Outubro Rosa, informa Marília, dia 13 de outubro as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus, respectivamente, realizarão seus exames preventivos (Papanicolau) e mamografias, e participarão de palestras educativas sobre o câncer de colo uterino e de mama.

Além disso, fará parte da programação do Outubro Rosa, dia 28 de outubro, o “Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama)”, voltado para profissionais das UBS que realizam a coleta do exame citológico do colo uterino e solicitam exames de mamografia.

Programação de atividades (outubro)

Dia 1º – Às 16 horas. Caminhada no Centro de Manaus. Concentração Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

Dia 4º – Às 18h, será feito o lançamento oficial simultâneo do Outubro Rosa em Manaus, Parintins, Coari, Manacapuru, Maués e Tabatinga, e nas demais capitais brasileiras.

Dia 13º – Exames preventivos e palestras serão realizadas para as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus.