Fundação Cecon é credenciada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ

A FCECON já está em fase de credenciamento no DPG – Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (link para: dgp.cnpq.br/diretorioc/html/infogeral/index.html). A informação é da diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação, Kátia Torres. Esse cadastro, conquistado após atender a uma série de solicitações propostas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), responsável pelo diretório, é um novo incentivo para a realização de pesquisas, principalmente na área de oncologia.

“O Cecon não estava cadastrado e passou a ter um registro no mês de abril. Já é possível visualizar o nome da Fundação no site; agora vamos trabalhar no cadastramento dos grupos de pesquisa, das linhas e dos pesquisadores”, destaca Kátia Torres.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa é uma base de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade por todo o país. O DGP mantém uma base corrente e as informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores e dirigentes de pesquisa das instituições participantes.

De acordo com a diretora, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) já realizou um levantamento de todos os pesquisadores da Fundação Cecon, incluindo as pessoas que estão desenvolvendo pesquisa, os profissionais com títulos de mestrado, doutorado etc. “Nós fizemos uma reunião e todas as pessoas preencheram um formulário, onde especificaram as linhas de pesquisa em que cada um atua”, afirma.

A partir das informações fornecidas, foram formados quatro grupos: Pesquisa em Cirurgia Oncológica; Pesquisa em Cirurgia Clínica, Bases Biológicas e Moleculares das Neoplasias e; Tratamento Multimodal do Câncer. A partir deles, foram delimitadas mais de 20 linhas de pesquisa e a tendência é crescer. “Novos profissionais vão chegar interessados em fazer pesquisa, o mesmo pesquisador pode ampliar uma linha que já trabalha”, explica Kátia Torres.

Recursos Financeiros

O cadastro da Fundação Cecon no DGP é uma condição fundamental para que os pesquisadores possam buscar recursos financeiros para a realização da suas pesquisas. “Se um pesquisador tem um bom projeto pra ser executado aqui, mas não tem dinheiro, nós vamos buscar o dinheiro em alguma entidade de fomento à pesquisa. Uma das maiores exigências é que este pesquisador esteja cadastrado em algum grupo de pesquisa institucional.”, exemplifica.

Segundo Kátia Torres, após os resultados das primeiras pesquisas cadastradas do DGP, vai ser mais fácil conseguir financiamentos para a realização cada vez mais pesquisas e, dessa forma, desenvolver as diversas potencialidades que existem dentro da Fundação Cecon. “As primeiras linhas que vão ser cadastradas são apenas o começo. À medida que novas pessoas se sintam incentivadas a estar produzindo, a também estar pesquisando, vão ser cadastradas novas linhas, elas são abertas”.

Comitê Científico

Com o credenciamento, qualquer pesquisa desenvolvida dentro da instituição tem que estar cadastrada e seu proponente deve estar vinculado aos grupos de pesquisa. De um lado, a Fundação vai oferecer estrutura, mas também vai cobrar a produção. “Os grupos não vão ser figurações, eles vão, de fato, produzir. Então isso significa que nós vamos orientar alunos, desenvolver projetos de pesquisa, buscar recurso financeiro para que essas pesquisas aconteçam e sejam publicadas”, explica Torres.

A ‘estrutura’ oferecida pela Fundação, além do principal, que é busca de recursos financeiros, também se estende a contribuir com o pesquisador na busca de uma excelência na realização daquela pesquisa, através da avaliação de um comitê científico: “O projeto está bem redigido? O objetivo é alcançável? A metodologia é adequada ao objetivo? O projeto precisa ser analisado pelo comitê de ética?”. Em todas essas questões, o pesquisador terá a assessoria do comitê para respondê-las.