FCecon recepciona sete novos médicos residentes

Os serviços de Anestesiologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica e Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ganham reforço, nesta sexta-feira (03/03), com a chegada de sete novos médicos residentes. A solenidade de boas-vindas aconteceu no auditório Dr. João Batista Baldino, localizado no 3º andar do hospital.

Os profissionais foram aprovados no Processo Seletivo/Residência Médica 2022/2023, convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para formação e capacitação de profissionais médicos. Os novos residentes permanecem no hospital por um período de até três anos.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, que falou sobre os avanços obtidos pelo hospital durante sua gestão; e dos gestores dos serviços pelos quais os residentes terão contato ao longo do processo de formação.

Números

Unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a FCecon conta atualmente com 18 médicos residentes, que trabalham no apoio ao serviço assistencial ao paciente com câncer, além de atuar na produção acadêmica de artigos científicos. Ao todo, já passaram pelo programa 68 profissionais.

Recursos humanos

Para a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres, o Programa de Residência Médica cumpre um papel importante na formação de recursos humanos, pois são médicos especialistas que servirão à sociedade amazonense em áreas da medicina que transpassam pela oncologia.

“O Programa Residência Médica promove uma melhor assistência à sociedade. Durante o processo de formação dos médicos residentes, eles fazem aprendizagem em serviço, assim aumenta a capacidade instalada de atendimento. É um papel importante que a FCecon cumpre tanto em educação quanto em assistência. Além disso, os residentes ganham em sua formação e ampliam a capacidade de atuação como médico”, salienta Kátia.

Vínculo institucional

O médico Antônio Roberto Marques Lima, residente em Anestesiologia, relata que é uma sensação muito boa voltar à FCecon, onde foi bolsista pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) em 2017. Ele pontua que durante o Paic passou boa parte do projeto realizando pesquisas, coletando dados e conversando com pacientes.

“Essa vivência proporcionou um vínculo com a instituição. Então, voltar ao hospital como residente é uma sensação muito boa. Depois de anos, o sentimento é de retorno para casa, que é um ambiente confortável, que conhecemos e com pessoas conhecidas”, frisou Antônio.

Em relação à escolha pela Anestesiologia, o novo médico residente disse que a FCecon é referência na área de oncologia, sendo realizadas na unidade cirurgias de grande porte, com procedimentos anestésicos maiores. Segundo ele, esse cenário proporciona um ambiente de aprendizagem melhor, além de pacientes que precisam de assistências diferenciadas.

Novos residentes

Iniciam o Programa de Residência na FCecon os médicos Antônio Roberto Marques Lima e Gaya Amanda Said Barbosa Lima (Anestesiologistas); Fábio Luís Duarte de Oliveira e Genildo Farias da Silva (Radiologia e Diagnóstico por Imagem); Ananda Thamara Gean Tibão e Bruna Valessa Moutinho Pereira (Cirurgiões oncológicos); e Kamilla Fernanda Oliveira da Silva Reis (Oncologia Clínica).

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon