FCecon recebe palestrantes de renome mundial na área científica em evento promovido pela UEA

A relação do estrogênio – hormônio feminino – com a formação de tumores cancerígenos, foi um dos temas abordados no ciclo de palestras ocorrido na última terça-feira, 8, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), como parte da programação da 1° Semana de Internacionalização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A instituição recebeu, na ocasião, dois pesquisadores de renome mundial na área científica: os professores Ilaria Rivolta, da Universidade Milano-Bicocca, de Milão, na Itália, e Rex A. Hess, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Segundo o diretor-presidente da Fundação, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, participaram da programação, ocorrida no auditório da unidade hospitalar – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus – cerca de 100 pessoas, entre residentes, internos, pesquisadores e orientadores da instituição, além do público externo. O evento contou com tradução simultânea. A partir dos relatos dos palestrantes, a FCecon – unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) – iniciará novas pesquisas básicas voltadas à área clínica, buscando otimizar o tratamento ofertado aos pacientes da instituição, considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, destacou o diretor.

Os palestrantes são engajados na área da pesquisa básica – que procura responder a questionamentos específicos oriundos, por exemplo, da assistência hospitalar. Rex A. Hess, que analisa há 30 anos a relação do estrogênio na formação do espermatozoide, mostrou através de evidências que o hormônio feminino está mais presente do que se podia prever nas células reprodutoras do sexo masculino, fato que quebrou paradigmas e que pode auxiliar em várias vertentes, a exemplo do tratamento para infertilidade nos homens.

Outra questão tratada por ele foi a relação entre o descontrole do estrogênio e seus receptores com a formação do câncer masculino. Durante a palestra com característica de aula, ele mostrou como as ferramentas ofertadas pela pesquisa básica se aplicariam em pesquisas oncológicas, como mecanismos de geração de tumores a nível intracelular e de descoberta de novos marcadores celulares para tumores. A modalidade de pesquisa também ajuda a entender porque alguns pacientes respondem melhor e outros não ao uso de determinadas drogas.

A pesquisadora Ilaria Rivolta, por sua vez, trabalha com medicina translacional – que inicia com a ciência básica e conclui-se com a aplicação dos resultados. Ela apresentou um leque de novas tecnologias, como equipamentos que permitem investigações minuciosas da função celular, que está fortemente relacionada à formação dos tumores cancerígenos.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, as duas palestras apresentaram dados bastante significativos para o campo da oncologia, já que a maioria dos cânceres é formada pela proliferação descontrolada das células, que acaba construindo os tumores, a maioria deles tratável.

O reitor da UEA, cirurgião vascular Cleinaldo Costa, assegurou que a parceria entre a Fundação e a instituição de ensino superior visa fortalecer e reduzir a distância entre as modalidades de pesquisa básica e clínica – essa última considerada assistencial, com foco na melhoria do atendimento na saúde. A 1° Semana de Internacionalização da UEA segue até o dia 11 (sexta-feira). A programação completa está disponível no site da universidade.

UEA 1 UEA 2 UEA 3 UEA 4