FCecon recebe doação de equipamentos ginecológicos e amplia atendimentos

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), recebeu nesta quinta-feira (4/07) equipamentos ginecológicos que vão ampliar os atendimentos e dar mais conforto às pacientes. Equipamentos ginecológicos

 

A mesa ginecológica, própria para atendimento de mulheres e realização de procedimentos, chegou nesta semana à FCecon, junto com o colposcópio, aparelho capaz de identificar anormalidades no colo do útero. Os dois aparelhos foram doados pela empresa Kolplast.

 

A chegada dos novos equipamentos foi comemorada pela médica ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, que atende pacientes na instituição há 28 anos. “Essa doação é de extrema importância para o Serviço de Ginecologia da Fundação Cecon, que há muito tempo necessita de uma infraestrutura mais arrojada para que os profissionais desempenhem a sua função apoiados por equipamentos modernos e de qualidade como esses que foram doados pela Kolplast”, afirmou.

 

A mesa ginecológica permite, por exemplo, que as pacientes tenham maior comodidade e conforto, assim como os médicos ginecologistas durante a realização de procedimentos.

 

Já o colposcópio, espécie de binóculos com lentes de aumento especiais, é utilizado para localizar a parte doente do colo uterino que apresenta inflamações pré-cancerosas, e assim realizar biópsias e as conizações. A conização é uma pequena cirurgia que retira as lesões precursoras do câncer de colo uterino em forma de cone, assim evitando um provável futuro câncer.

 

Números – Entre janeiro e junho de 2019, foram realizados 3.055 atendimentos no Serviço de Ginecologia da FCecon, uma média de 500 pacientes que fizeram consultas por mês. Foram feitas ainda 90 colposcopias no Ambulatório da unidade hospitalar.

 

Com a chegada dos aparelhos, a expectativa é ampliar esses atendimentos. “Com a mesa ginecológica e o colposcópio novos, vamos poder atender mais mulheres e realizar mais exames, de forma mais moderna e confortável para nossas pacientes. Agradecemos a Kolplast por se sensibilizar e fazer parte do crescimento dos nossos serviços prestados à população”, salientou o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gérson Mourão.

 

O representante da Kolplast, Antônio Rodriguez, veio pessoalmente participar da inauguração de um dos consultórios da Fundação que, além dos equipamentos doados, recebeu nova pintura. Ele ressaltou a missão que é realizada pela FCecon.

 

“Eu, como representante da Kolplast, em nome do doutor Benedito (proprietário da empresa) e do André, filho dele, estamos muito satisfeitos em poder estar dando essa pequena contribuição pro Cecon, que é uma instituição tão conceituada no Amazonas, com uma missão tão nobre de tratar pacientes tão sofridas. Estamos muito felizes em poder dar essa contribuição ao Estado”, disse Rodriguez.

 

Texto e foto: Laís Motta/FCecon