FCecon realiza reunião de acolhimento com familiares de pacientes em cuidados paliativos

Orientações sobre cuidado, bem-estar, alimentação e controle da dor são dadas a familiares de pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que estão em cuidados paliativos. Duas vezes por mês, o Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) reúne esposas, maridos, filhos e irmãos, para dar orientações sobre como proporcionar um bom cuidado aos pacientes que estão iniciando atendimento no serviço domiciliar, que é fornecido pela Fundação.

Na manhã desta quarta-feira (27/10), ocorreu nova reunião com os familiares, no auditório da FCecon. Os encontros foram retomados em setembro, após suspensão ocasionada pela pandemia de Covid-19.

A equipe multiprofissional do STDCP, entre eles enfermeira, psicóloga e técnica de enfermagem, orienta os familiares sobre diversos aspectos relacionados aos Cuidados Paliativos, como a definição deste tipo de terapia, formas de acompanhamento, como a dor pode afetar a qualidade de vida, a divisão de tarefas e cuidados entre os familiares, dentre outros.

“As reuniões têm como objetivo acolher os familiares dos novos pacientes que são cadastrados no setor. São famílias que têm muitas inseguranças, medos, dúvidas para esta nova fase de acompanhamento. E a ideia é poder acolher esses sentimentos e inquietações para ajudá-los a lidar melhor com esse processo de cuidado”, disse a enfermeira oncologista do STDCP/FCecon, Maressa Lisboa.

A reunião ocorre em formato de oficina e é uma oportunidade para que os cuidadores do paciente tirem dúvidas e também sejam cuidados pelo serviço. O familiar que comparece à reunião repassa as informações e orientações aos demais cuidadores, facilitando o cuidado realizado com o paciente em casa.

Cuidados Paliativos – O cuidado paliativo está associado ao cuidado destinado a pessoas com quadros de incurabilidade, doenças que ameaçam a vida, e baseia-se em princípios que envolvem tanto a questão ética quanto moral.

O serviço – O serviço de Cuidados Paliativos é oferecido na FCecon desde 1997. E conta com Ambulatório de Dor, atendimento domiciliar e interconsultas na enfermaria.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Jadson Souza/Estagiário FCecon