FCecon realiza primeiro Censo de Pesquisa

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza o primeiro “Censo de Produção Técnico-Científica” da instituição. As informações serão colhidas neste mês de dezembro e vão compor dados de pesquisadores e pesquisas feitas dentro da unidade hospitalar nos últimos cinco anos.

Credenciamento – O Censo é um importante passo para que a Fundação consiga, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o credenciamento como unidade importadora.

O Conselho credencia entidades sem fins lucrativos, ativas no fomento, coordenação ou execução de programas de pesquisa científica ou tecnológica para proceder a importações de bens, em conformidade com a Lei nº 8.010, de 29/03/90, alterada pela Lei nº 10.964, de 28/10/04, e regulamentada pela Portaria Interministerial nº 977/2010.

Profissionais de todas as áreas da FCecon, que possuam algum tipo de vínculo com a Fundação e que realizam pesquisas, podem participar de 5 a 20 de dezembro respondendo a um formulário onde devem fornecer informações sobre os cinco principais projetos realizados nos últimos cinco anos. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação.

Custos baixos – Como unidade importadora, a FCecon poderá fazer operações de compra de equipamentos isentas dos impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI), do adicional ao frete para renovação da marinha mercante (AFRMM) e ficará dispensada do exame de similaridade e de controles prévios ao despacho aduaneiro.

Com o credenciamento, a FCecon poderá importar equipamentos a custos mais baixos para serem utilizados em projetos de pesquisa científica ou tecnológica. Esses bens e produtos voltados à pesquisa serão aplicados também na Assistência, beneficiando os pacientes da instituição.

Formulário – Uma das etapas do credenciamento é comprovar detalhadamente a produção científica ou tecnológica da FCecon. Para isso, o Censo será utilizado para reunir e atualizar informações dos projetos já desenvolvidos dentro da unidade hospitalar.

Os pesquisadores, sejam eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, biomédicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, receberão um convite eletrônico, onde será disponibilizado um formulário a ser preenchido com informações sobre formação acadêmica, tipo de vínculo com a FCecon e sobre detalhes dos projetos/produção técnico-científica que tenham sido ou que estejam vinculados, de alguma forma, à Fundação nos últimos cinco anos.

 

Texto: Laís Motta/FCecon