FCecon realiza oficina de prevenção e controle de infecções hospitalares

Reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e aumentar a adesão de higiene das mãos e aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Estes são objetivos da IV Oficina de Qualidade Assistencial em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que ocorre nesta sexta-feira (26/05), na unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O evento tem a participação de colaboradores dos setores assistenciais, além de acadêmicos que atuam na instituição.

Iras e prevenção

As Iras são um dos eventos adversos mais frequentes associados à assistência à saúde. A infecção adquirida após a admissão do paciente em unidades hospitalares pode se manifestar durante a internação ou mesmo após a alta. Pode, inclusive, aumentar o tempo de internação.

Programas para prevenção e controle de Iras podem reduzir essas ocorrências nos hospitais. Na FCecon, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) coordenam atividades de intervenção, prevenção e controle das infecções hospitalares relacionadas aos pacientes, e promovem a prevenção, controle e mitigação de incidentes, com foco na qualidade e segurança nos serviços de saúde, informa a gestora do NSP/FCecon, enfermeira Marielle Martins.

“Nosso trabalho é promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos, propondo ações preventivas e corretivas, além de promover e acompanhar ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente”, destaca.

Oficina

Nesta sexta, palestras abordam medidas preventivas para pneumonia associada à ventilação mecânica; medidas preventivas de infecção do trato urinário; medidas preventivas de infecção de corrente sanguínea; saúde mental e seu impacto nas Iras; medidas de isolamento e precauções; medidas preventivas de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC); reconhecendo microrganismos multirresistentes na área hospitalar; e segurança do paciente.

“A oficina tem o objetivo de manter os funcionários atualizados de acordo com as notas técnicas liberadas anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fixar os conhecimentos adquiridos, aumentar a adesão aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, reduzir a incidência de Iras e aumentar a adesão de higiene das mãos”, afirma Marielle Martins.

A IV Oficina de Qualidade Assistencial em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde faz parte das atividades anuais coordenadas pela CCIH e pelo NSP, incluindo a participação em projetos nacionais do Ministério da Saúde, campanhas educativas e a implementação de planos que visam o controle de infecções hospitalares e segurança do paciente na FCecon.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Ludmila Dias/Estagiária FCecon