FCecon realiza atividades internas para a atualização de profissionais


Com o objetivo de dar continuidade à qualificação e atualização de seus profissionais, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) promoveu, entre os dias 23 de julho e 1º de agosto, as seguintes atividades internas: “Treinamento para manipulação de cateter venoso central totalmente implantado de longa permanência (CVC-LP-TI)” e o curso de “Atualização no tratamento de lesões cutâneas e estomas”. A iniciativa foi da Diretoria de Ensino e Pesquisa em parceria com o Serviço de Educação Continuada e a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH). Participaram dos dois eventos cerca de 50 pessoas.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa em exercício da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, o treinamento para a manipulação de cateteres (tubo inserido em um vaso sanguíneo e utilizado para a aplicação de medicamentos), que ocorreu de 23 a 26 de julho, teve como palestrante, além dela, o especialista em sistema digestivo Sidney Chalub.

Entre os temas desenvolvidos esteve a evolução dos cateteres, que demoraram, de acordo com pesquisas recentes, cerca de 500 anos para serem criados desde a descoberta da circulação.

“Considerando que na oncologia as drogas são agressivas para a rede venosa, observou-se a necessidade do aperfeiçoamento de agulhas e cateteres que facilitassem o trabalho dos profissionais, oferecendo qualidade de vida aos pacientes”.

Conforme publicações acerca do tema (Martins e Carvalho, 2008), em 1977, Hickman realizou modificações no cateter anteriormente idealizado por Broviac, ampliando suas indicações. Já Neiderhuber, em 1982, teve a iniciativa de difundir os cateteres totalmente implantáveis, servindo, a partir daí, como um importante recurso para os pacientes oncológicos.

Segundo a enfermeira, por possuir em sua rotina a implantação desses cateteres em pacientes com câncer, a FCecon vem, no decorrer dos anos, treinando e atualizando sua equipe de enfermagem de forma permanente para manipulação desses objetos, os quais são considerados de ponta para o atendimento ao paciente que passa por tratamento quimioterápico, uma vez que sua implantação só pode ser feita por médico em ambiente restrito (Centro Cirúrgico).

Lesões cutâneas

Em continuidade às atividades de Educação Permanente, ocorreu, de 23 de julho a 1º de agosto, o curso de “”Atualização no tratamento de lesões cutâneas e estomas””, cujas aulas foram coordenadas pela enfermeira Glauciane Neves (CCIH/FCECON), com o auxílio do enfermeiro Ricardo Xavier e da convidada Karina Barros, todos estomaterapeutas. Na ocasião foram abordadas as novas tecnologias no tratamento de feridas e a prevenção de infecções em feridas. O público-alvo foram os técnicos de enfermagem e enfermeiros da instituição.

Publicado em: 07/08/2012