FCecon promove programação especial no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para os especialistas, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois cerca de 90% dos fumantes regulares iniciam o hábito antes dos 18 anos, apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Pensando nessa estatística, as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, estarão voltadas aos jovens, presas fáceis da indústria tabagística.

No Amazonas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) promove, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer, no próximo dia 29, evento alusivo à data, comemorada desde 1986, quando foi instituída por meio da Lei Federal nº 488.

O evento acontece a partir das 9h e segue até às 12, no Teatro da Instalação, localizado na ruía Frei José dos Inocentes, Centro de Manaus. O tema escolhido este ano pelo Inca para nortear as discussões Brasil afora foi: “Cigarros Aditivados”, tendo como público alvo crianças e adolescentes. O objetivo é alertar que o consumo deste tipo de fumo com aditivos tóxicos e cancerígenos representa mais um fator agravante na manutenção da dependência.

No Amazonas, a programação inclui apresentações de grupos de dança, humoristas e músicos. Estão previstas, além da abertura, marcada para às 9h, a participação do Grupo de Dança Cia. Ballet da Barra (das 9h30 às 10h), Grupo Vida da Praça 14 (das 10h às 10h30), Coral João Gomes (11h às 11h30) e Grupo Musical 7 (das 11h30 às 12h). O encerramento será feito com a distribuição de camisetas e lanches. São aguardadas cerca de 200 pessoas, entre colaboradores e estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O evento conta com a parceria da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Grupo da 3ª Idade sob a coordenação de Frei João. O encerramento será feito com a distribuição de material informativo, lanches e camisetas.

De acordo com a chefe do Departamento de Prevenção da FCecon, enfermeira Marília Muniz, a ideia é mostrar que as mais de 4,7 mil substâncias químicas contidas no cigarro começam a ser inseridas ainda no plantio, já que os agrotóxicos também fazem parte da fórmula do tabaco. Isso porque, a venda das folhas de tabaco é praticada levando em consideração o tamanho e a qualidade da mesma.

Dados alarmantes

Segundo dados do Inca, as ações relacionadas à data têm sido de grande importância para a redução da prevalência de fumantes no País, que apresentava índice de 33% em 1989 e caiu para 17% em 2008, uma redução de 17,2%, segundo o Pnad 2009.

Contudo, evidências científicas apontam que os fabricantes vêm utilizando aditivos para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornando, assim, o consumo mais saboroso, inserindo, inclusive, diversas essências.

No caso específico de adolescentes, uma pesquisa realizada pelo Inca, entre 2002 e 2005, em parceria com a Universidade Johns Hopkins, confirma a preferência por aromatizados. A pesquisa também destaca que o número de adolescentes brasileiros que preferem os flavorizados chega a 44%.

Outra triste realidade divulgada recentemente pela Organização Mundial de Saúde atesta que, até o final deste século, cerca de um bilhão de pessoas devem morrer vítimas do que se denomina como “epidemia tabagística”.

Fator de risco e redução

Conforme pesquisa divulgada em abril deste ano pela Vigitel, Manaus foi a capital que registrou o maior número de homens ex-fumantes em uma classificação entre todas as capitais brasileiras. No caso das mulheres, o município ficou em terceiro lugar.

Para reduzir ainda mais esse índice, o Departamento de Prevenção da FCecon lembra a importância da conscientização de que o consumo de tabaco é um dos fatores de risco para o surgimento de vários tipos de câncer, e entre os principais está o de pulmão.

Só na FCecon, foram diagnosticados 25 novos casos em 2009 e outros 25 em 2010. Os números parecem inexpressivos, contudo, o tabaco também tem influência direta na aquisição de outras neoplasias, tais como mama, boca, entre outros.

Vale ressaltar, ainda, que o número de pacientes tratados na unidade hospitalar é bem superior ao de diagnosticados, já que existem pacientes em tratamento há anos e outros que são diagnosticados em outras unidades e são encaminhados à fundação para tratamento.

O tabaco também está entre os fatores causadores das doenças cardiovasculares, as quais são responsáveis pela morte de milhares de brasileiros anualmente.