FCecon promove ‘I Simpósio de segurança do paciente’

ccih

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizará, no dia 27 de abril, o I Simpósio de Segurança do Paciente. O evento acontece no auditório da instituição, localizada na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. O objetivo é orientar o público interno, sobre a obrigatoriedade da implantação de protocolos previstos na Portaria 529, de 1 de abril de 2013, Ministério da Saúde, a qual institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente no âmbito da saúde.

A atividade é coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente da FCecon, sob a gestão da enfermeira Marielle Martins. Ela explica que serão ofertadas 50 vagas para profissionais da unidade hospitalar. “Esperamos a adesão de profissionais antigos da casa, cooperados e novos servidores, que ingressaram via concurso público da Susam (Secretaria de Estado da Saúde), para atualizá-los sobre as boas práticas de assistência à saúde aos pacientes oncológicos”, destacou.

O evento, que acontece das 8h30 às 17h30, recebe o apoio da Comissão de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon. Os protocolos a serem abordados são os seguintes: ‘Identificação do paciente’, ‘Comunicação efetiva’, ‘Uso, prescriçao e administração de medicamentos e hemocomponentes’, ‘Risco para quedas e lesão por pressão’, ‘Cirurgia segura’ e ‘Higienização das mãos’. O prazo determinado pelo Ministério da Saúde é que todos esses protocolos estejam implantados nas unidades públicas e privadas do País, até 2020. A maior parte deles já faz parte da rotina da FCecon.

Os temas também serão trabalhados na programação anual de atividades da Diretoria de Ensino e Pesquisa e da CCIH, setores que trabalham em conjunto na instituição. Marielle Martins explica que, no primeiro simpósio, participarão como palestrantes representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Fundação Hospital Adriano Jorge, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e membros de uma empresa privada com expertise na área. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3655-4793, ou, na sala do Núcleo de Segurança, no terceiro andar da FCecon.