FCecon promove evento para debater protocolos de atendimentos oncológicos

Em uma iniciativa pioneira, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promoverá nesta quinta-feira, 18, das 18h30 às 21h30, a ‘I Roda de Discussão de Enfermagem Oncológica’. O debate acontecerá no auditório da unidade hospitalar, localizada na rua Francisco Orellana, nº 215, bairro Planalto, zona centro-oeste, que é referência na região Norte no tratamento oncológico.

O objetivo do evento é reunir os profissionais da própria unidade hospitalar e de outras instituições de saúde, públicas e privadas, para debater os protocolos de atendimentos dos pacientes oncológicos. Na ocasião, serão apresentados temas importantes dentro da área oncológica, os quais se têm discutido em âmbitos nacional e internacional. O evento também é aberto ao público acadêmico.

Para a diretora da FCecon, engenheira biomédica, Ana Paula Lemes, eventos como esse são importantes para o desenvolvimento profissional dos especialistas em enfermagem oncológica que atuam na fundação. “Essa roda de discussão vai multiplicar os ensinamentos e as trocas de experiências, que são muito válidas e enriquecem a vivência dos enfermeiros e enfermeiras que diariamente exercem suas funções a serviço da oncologia”.

Conforme a enfermeira oncológica do serviço de Quimioterapia da FCecon, Ellen Albuquerque de Freitas, durante o evento serão tratados, por exemplo, sobre as ocorrências adversas do tratamento quimioterápico, que podem acontecer durante ou após a administração do medicamento, como náuseas ou vômitos; o uso da Imunoterapia no tratamento de neoplasias, que estimula o sistema imunológico a combater as células cancerosas; e o papel do enfermeiro nesse cenário.

“As reações que podem ocorrer nos organismos dos pacientes ao longo do tratamento são diferentes, quando comparados os efeitos dos quimioterápicos com os imunoterápicos. Esses últimos, geralmente, causam reações ‘alérgicas’ ou de hiperssensibilidade ao medicamento. Por isso, é importante que o enfermeiro esteja atualizado sobre as novas tendências do tratamento oncológico para, assim, poder atuar nesse cenário. Ele precisa também agir de forma adequada, mantendo a qualidade de vida do paciente”, pontuou Ellen Freitas.

A enfermeira e coordenadora do serviço de Quimioterapia da FCecon, Edilene Varela, explicou que o evento é uma oportunidade para apresentar todo o conhecimento acumulado pela equipe do setor, ao longo do ano, durante os congressos I Oncology Nursing Brazil, I Congresso Sensumed de Oncologia Personalizada (Sencop), XXI Congresso Brasileiro de Cancerologia (XXI Concan) e I Nurse Interchange Meeting.

“Temos no Amazonas seis instituições de saúde, entre públicas e privadas, que atuam com o tratamento oncológico, são elas: Sensumed, Clínica Oncológica de Manaus (Oncoclin), Instituto de Oncologia do Amazonas (IAN), além dos Hospitais Santa Júlia, Hap Vida e Universitário Getúlio Vargas – HUGV. Por isso, queremos compartilhar o conhecimento adquirido durante os congressos com o propósito de padronizar os protocolos de atendimentos oncológicos no Estado”, disse Edilene Varela.

Hoje, é muito comum surgirem novas drogas que ajudam no combate à doença, de acordo com Edilene Varela, assim é importante padronizar os protocolos estabelecidos pelos organismos internacionais, como a Sociedade Americana de Oncologia Clínica – (Asco, sigla em inglês), Rede Nacional de Câncer Compreensiva (NCCN, sigla em inglês), Sociedade Enfermagem Oncológica (NOS, sigla em inglês).

O evento é uma iniciativa da coordenação de Quimioterapia, das gerências do Ambulatório e de Enfermagem da FCecon, e contou com suporte dos diretores presidente, Ana Paula Lemes, técnico-científico, Ênio Lúcio Coelho Duarte, Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres.