FCecon promove curso de humanização para gestores e colaboradores

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou em suas dependências, o curso ‘Humanização: vivendo com sensibilidade uma relação delicada’ , ministrado pela psicopedagoga Sônia Pires, profissional que atua há mais de 20 anos na área. Segundo o diretor-presidente da unidade hospitalar, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a atividade faz parte do processo para a certificação ISO 9000, a qual inclui normas técnicas para agregar qualidade ao modelo de gestão da instituição.

Cerca de 50 pessoas, entre gestores e colaboradores da Fundação, participaram do curso, que teve carga horária de 20 horas, e ocorreu no auditório da unidade hospitalar – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste -, durante seis dias.

Conforme o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, “o resultado será a melhoria na assistência aos pacientes, principalmente no que diz respeito ao acolhimento, uma vez que cada chefe de setor será um agente multiplicador deste curso junto ao seu grupo de trabalho”.

O curso foi uma iniciativa da Comissão de Controle de Qualidade (CCQ) da FCecon, criada especificamente para coordenar o processo de certificação ISO 9000, e que está sob a responsabilidade do farmacêutico bioquímico, Kleber Brasil. Ele explica que este é o segundo curso oferecido visando a certificação. O primeiro foi voltado à formação gerencial, com foco no controle de documentos, mapeamento de processos, POPs (Procedimento Operacional Padrão) e planos de ação.

No caso do curso de humanização, a atividade serviu como treinamento de gestores e colaboradores e também servirá para auxiliar na implantação da Comissão de Humanização da unidade hospitalar, um dos requisitos para credenciar a instituição como hospital de ensino.

De acordo com a pedagoga Sônia Pires, o curso abordou o atendimento prestado pelos funcionários ao público, em todos os setores da instituição, e teve como foco promover a reflexão sobre a postura adotada por cada um, que deve ser pautada na sensibilidade e na delicadeza. “Isso porque, os pacientes oncológicos já dão entrada no hospital fragilizados por conta da doença”, destacou. Para ela, a humanização deve ser trabalhada no indivíduo desde a idade escolar até o ensino superior, passando por capacitações no âmbito profissional.

Sônia destacou, ainda, que os profissionais da Fundação, que é considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, mostraram comprometimento durante o curso, que incluiu dinâmicas, ginástica laboral, palestras, entre outras atividades. Ela avaliou o saldo como positivo e ressaltou que, em Manaus, esta é a primeira vez que o curso é realizado em uma unidade de saúde pública. O último dia da ação foi voltado à equipe do Serviço de Cirurgia Geral da FCecon.

O quê é a ISO?

A ISO 9000 é uma certificação concedida com base em um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade. A ISO é uma organização não-governamental criada em Genebra e que está presente em dezenas de países, e cuja função é promover a normatização de produtos e serviços com melhorias contínuas de qualidade.