FCecon motiva estudante a procurar conhecimento no exterior

A curiosidade e o interesse pela ciência levarão Valéria Pacheco Dias, 21, estudante do oitavo período de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Manaus, literalmente, longe. Ela foi contemplada, em um edital internacional, para a graduação “sanduíche”, e passará 11 meses na Itália, onde fará os dois últimos períodos do seu curso, tendo a oportunidade de ser inserida em pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Estudos de Padova, instituição onde ela será bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A futura enfermeira embarca no próximo dia 24.

A estudante e mais nova pesquisadora conta que realizou a inscrição motivada pela participação na 1ª fase do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic 2011/2012), implantado ano passado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Nele, ela desenvolveu – com a orientação da chefe do Departamento de ensino da FCecon, enfermeira e mestra em ciências da saúde, Júlia Mônica Benevides – o trabalho denominado “O auto-exame de mama e o tempo para a busca de assistência no serviço de referência do Amazonas”.

“A FCecon contribuiu muito, abrindo as portas da pesquisa para mim. A partir daí, pude ter mais curiosidade em procurar outras bolsas onde eu me enquadrasse e pudesse me inserir. Agora, com essa bolsa, vou tentar ingressar em novas pesquisas na área da oncologia”, afirma Valeria. A pesquisa teve a duração de 12 meses, a contar de julho de 2011, e o resultado foi apresentado na “1ª Jornada Científica da FCecon”, realizada nos dias 9 e 10 de agosto na unidade hospitalar – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

O trabalho, assim como os outros 23 apresentados no evento, será apresentado na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro, em Manaus. Além disso, será exposto, também, no Congresso Brasileiro de Enfermagem, que ocorre em setembro, em Porto Alegre (RS).

Dados

A pesquisa de Valéria Dias foi feita a partir do Paic, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Conforme dados do estudo, o auto-exame das mamas, o qual pode ser feito pela mulher em casa, contribui para a busca mais cedo do serviço de saúde, pois, a partir dele, pode-se detectar alterações que, por sua vez, podem ser o início de um câncer. Ela concluiu, após analisar 158 pacientes com diagnóstico, que a maioria, 46,2%, apresentou tumores de 2 a 5 centímetros (T2), muitos considerados como “diagnóstico precoce”, já que a sobrevida da paciente é significativa nesses casos. Em alguns deles foi possível, inclusive, preservar a mama, sem a necessidade de mastectomia (extração total da mama).

A análise foi feita com base em prontuários da FCecon, instituição de referência na Amazônia Ocidental no tratamento do câncer. As pacientes têm entre 31 e 96 anos.

A fase final do Paic exige como pré-requisito para a validação da pesquisa a publicação em revistas científicas. Por isso, explica a estudante, agora, ela transformará os resultados em artigos para encaminhá-los às devidas editoras responsáveis pelas publicações no país e fora dele.

Publicado em: 10/08/2012