FCecon lançará edital para nova edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lançará, este mês, o edital para a seleção dos novos bolsistas, que farão parte da edição 2015/2016, do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Atualmente, estão sendo desenvolvidas, por meio do programa, 47 pesquisas, iniciadas em agosto do ano passado, por acadêmicos de diversas áreas, orientados por mestres e doutores da Fundação Cecon.

Entre os dias 8 e 10 deste mês, os autores dos trabalhos apresentaram seus resultados parciais a doutores membros de instituições de ensino de Manaus, convidados a compor a banca examinadora. Entre elas, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Fhemoam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam).

As pesquisas serão concluídas em julho deste ano, quando completam 12 meses de duração, prazo máximo estipulado pelo Programa. Os resultados serão publicados em revistas científicas de renome, promovendo a disseminação do conhecimento. Fazem parte do grupo de universitários selecionados pelo Programa, estudantes de medicina, odontologia, farmácia, biomedicina, enfermagem, direito, entre outros. O projeto, que é coordenado na FCecon pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, veio como uma ferramenta fortalecedora da área científica no Estado, principalmente no que diz respeito à oncologia.

Temas relacionados à Urologia, Ginecologia, Dermatologia, Imagenologia, Mastologia, Hematologia, Pneumologia, Bioquímica e terapia da dor para a melhoria da qualidade de vida do paciente oncológico, estão entre os abordados nos trabalhos. As pesquisas consideram fatores como o perfil do paciente atendido na instituição, as consequências do tratamento e os benefícios individuais.

“Começamos com cerca de 30 estudantes aderindo ao PAIC e, hoje, temos quase 50. A expectativa é que as pesquisas sejam cada vez mais robustas e que os resultados promovam a melhoria da assistência ao paciente oncológico não só dentro da nossa instituição, mas também nas demais unidades de referência no diagnóstico e tratamento do câncer, a exemplo da própria FCecon”, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa, Dra. Kátia Luz Torres.