FCecon implantará novo modelo de atendimento em mastologia

foto mastologia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), irá implantar um novo modelo de atendimento ambulatorial abrangendo a especialidade de mastologia. Na prática, o projeto prevê a otimização do atendimento às pacientes, com avaliação por equipe multidisciplinar e a realização de exames em um único dia, facilitando o acesso aos serviços. Segundo o diretor-técnico da instituição, cirurgião oncológico Manoel Jesus Pinheiro Júnior, o objetivo é reduzir a mortalidade por esse tipo da doença, que hoje é considerado o mais incidente entre as brasileiras e o segundo entre as amazonenses.

Nesta semana, a coordenadora administrativa do Projeto de Atendimento Resolutivo em Câncer de Mama da Fundação Susan Komen, em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Pérola Byington, Cristina Carnevali, fez uma visita técnica à Fundação, para conhecer a estrutura física e os serviços ofertados pela instituição, considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental. O Pérola é um dos principais centros de referência na saúde da mulher em São Paulo e já utiliza essa sistemática de atendimento.

“O câncer de mama pede agilidade na detecção que, se feita de forma precoce, eleva as chances de sucesso no tratamento. Estudamos implantar esse modelo após uma capacitação que acontecerá em junho, em Manaus”, ressaltou Manoel Jesus Pinheiro Júnior.

O projeto é capitaneado pelo Serviço de Mastologia da Fundação, representado pelo gerente do setor, mastologista Gerson Mourão, e pela médica Hilka Espírito Santo, da mesma especialidade e coordenadora da residência em Mastologia na FCecon. Ela explica que no dia 24 junho, um treinamento prático e teórico está programado para ocorrer no Amazonas, com cerca de 60 vagas disponíveis. Na ocasião, estará presente o médico mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor-técnico do Hospital Pérola Byington e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

“Pela manhã, ele e sua equipe ministrarão um curso teórico e, no horário da tarde, os participantes passarão pela parte prática, com a realização de biópsias na FCecon. Estão programados 12 procedimentos para a data, com a expectativa de transmissão em tempo real a uma parte dos inscritos”, destacou a mastologista Hilka Espírito Santo. O evento acontece no Hotel Caesar Business – avenida Darcy Vargas, Chapada, zona Centro-Sul de Manaus -, dia 24, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste), de forma gratuita.

O público-alvo são profissionais da mastologia das redes básica, de média e alta complexidade, que poderão auxiliar na formação de um serviço integrado, que inclui a contra-referência, fazendo com que a paciente já chegue à unidade terciária com o diagnóstico em mãos, acelerando o início do tratamento.

À FCecon caberá o atendimento multidisciplinar de uma forma mais dinâmica, através do qual a paciente passa por uma série de consultas em um único dia, e é submetida a exames complementares e, se necessário, à retirada de fragmento para biópsia, no mesmo período. As adequações estão em andamento na instituição.

Sobre o curso

O treinamento no modelo “One Stop Clinic”, que acontecerá em Manaus, em parceria com o Hospital Pérola Bryington e a Fundação Susan G Komen, é uma capacitação com foco na redução dos números de casos avançados de câncer de mama. Entre os objetivos está apresentar o modelo de atendimento de alta resolutividade baseado em consulta única para diagnóstico rápido de lesões suspeitas de câncer de mama, atuando na otimização do diagnóstico da doença de forma mais rápida e dinâmica.