FCecon ganha prêmio de melhor estudo apresentado em simpósio regional de cuidados paliativos

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), ganhou destaque, durante o II Simpósio Norte-Nordeste de Cuidados Paliativos da Ancp (Associação Nacional de Cuidados Paliativos), que ocorreu entre os dias 25 e 27 de junho, em Fortaleza, Ceará. O Trabalho, intitulado ‘Técnica de Hipodermóclise in Bolus nos pacientes com câncer avançado’, desenvolvido por uma equipe de profissionais da saúde do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (Stdcp) da instituição, foi um dos três premiados como os melhores apresentados no evento, em um universo de 112. A técnica consiste manutenção adequada de níveis de hidratação e nutrição por vias alternativas para o suporte clínico de pacientes oncológicos.

Trata-se de uma técnica de enfermagem, desenvolvida através da hidratação subcutânea – introdução de soro abaixo da pele – de pacientes com doença em estágio avançado, resultando na melhoria da qualidade de vida de quem está em tratamento, principalmente domiciliar. De acordo com a gerente do Stdcp FCecon, anestesiologista Mirlane Guimarães de Melo, antes do desenvolvimento do trabalho e implantação da técnica, a hidratação era feita em 24 horas. Com o novo método, o tempo da infusão é reduzido para cerca de 30 minutos, tempo em que a equipe do Serviço está nas residências dos pacientes para visitação e avaliação.

Ela explica que, alguns fatores são levados em consideração na hora de optar pela hidratação. Entre eles, a performance que indica a capacidade funcional, a extensão da doença, o nível de consciência de quem está em tratamento e até o grau de mobilidade – se o paciente está acamado ou se ele tem condições de se movimentar. “A técnica também pode ser uma alternativa para a administração de antibióticos, sedativos, entre outros medicamentos essenciais ao tratamento. É um estudo inicial que considera a condição do paciente antes e depois da utilização da técnica”, destacou.

Desenvolveram o trabalho os enfermeiros Vânia Maria Cavalcante Araújo, Ivan da Silva Mendonça, Alcione Fogaça Araújo, Maria de Nazaré Corrêa Azevedo e as Médicas Mirlane Cardoso e Mônica Torres Muniz. Na Fundação Cecon, a hipodermóclise foi implementada em 2012, período em que identificou-se a dificuldade na adesão pelos cuidadores de pacientes em visita domiciliar, pois se sentiam inseguros pela falta de um treinamento formal.

Contudo, em 2013, alguns pacientes foram submetidos à técnica da hipodermóclise in bolus – administração de uma medicação, com objetivo de aumentar rapidamente a sua concentração no sangue para um nível eficaz. A amostra foi composta por 21 pacientes (13 homens e 8 mulheres), sendo 2 do ambulatório da dor e 19 da visita domiciliar. Todos apresentaram bons resultado. O próximo passo agora é analisar se o procedimento se enquadra no perfil dos pacientes atendidos no Serviço de Urgência e Emergência da Instituição, parte deles com quadro de desidratação ocasionado pela dificuldade em ingerir alimentos.