FCecon encerra 1ª Sipat com foco na prevenção de acidentes do trabalho

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), encerrou, ontem (22/12), as atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) com saldo positivo, que foi sensibilizar o servidor sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para prevenção aos acidentes de trabalho.

A 1ª Sipat foi aberta na segunda-feira (20/12), no auditório Dr. João Batista Baldino, com o tema “Colaboradores seguros no hospital”. Ao longo da semana os trabalhadores assistiram palestras sobre técnicas de primeiros socorros, percepção de risco no ambiente hospitalar, radioproteção, mapa de risco, além de participarem de ginástica laboral e momentos de relaxamento.

Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa/FCecon), Samarone  Schramm, o principal objetivo do evento foi sensibilizar o servidor para o cuidado consigo, colegas e àqueles que estão próximos. Ele destacou que, normalmente, quem trabalha em um hospital que atende paciente com câncer esquece que o técnico de enfermagem, enfermeiro e médico também adoecem.

“Somos seres humanos e adoecemos se não tomarmos os cuidados necessários, por exemplo, na hora de administrar um medicamento ou no mau uso de um objeto perfuro cortante. Esse último é o acidente mais comum em um ambiente hospital, além dos casos de exposição a material biológico”, exemplificou Schramm.

Para o vice-presidente da Cipa, Marcelo Bentes, as próximas ações envolvem fechar o mapa de risco, fortalecer mais ainda a parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para o trabalho conjunto a fim de garantir a segurança dos profissionais que atuam dentro do hospital.

“Em 2022, teremos novas eleições, novos cipeiros assumirão o compromisso de garantir a segurança do servidor. Esperamos que o trabalho seja realizado alinhado com o apoio da direção do hospital”, frisou Bentes.

A realização da 1ª Sipat cumpre a Norma Regulamentadora (NR) nº 5, do Ministério do Trabalho, que determina a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Na FCecon, a atividade é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Marcelo Bentes/FCecon