FCecon encerra 19a Semana de Enfermagem com adesão de participantes do AM e RR

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) encerrou, na última sexta-feira, 15, a 19a Semana de Enfermagem da instituição, com auditório lotado e a presença de participantes da capital, interior e acadêmicos de Roraima, que também marcaram presença. Ao todo, mais de 200 pessoas se inscreveram, superando a meta de 186 estipulada inicialmente pela coordenação do evento, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a enfermeira chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon e coordenadora da atividade, Júlia Mônica Benevides, a adesão significativa se deu, principalmente, pela alta qualidade das palestras ofertadas, que atraiu acadêmicos e profissionais da saúde, em especial, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Também observamos que o número de profissionais da casa que participaram, este ano, foi bem superior ao da última edição do evento, o que demonstra o interesse na atualização e aprendizagem das novas técnicas de assistência ao paciente”, destacou.

Segundo Benevides, temas como humanização, prevenção, terapia da dor e cuidados paliativos, qualidade de vida do paciente oncológico e assistência na enfermagem, foram alguns que estiveram em pauta durante as palestras.

Com o tema “A multimodalidade na assistência de enfermagem em oncologia – reconhecendo a interdisciplinaridade”, a 19a Semana da Enfermagem da FCecon acompanhou o calendário da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que promoveu, este ano, a 76a Semana Nacional de Enfermagem. No Amazonas, a seccional regional realizou a 65a edição do evento.

Pan Amazônico

Agora, a expectativa gira em torno da realização da 3a edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, que deve ocorrer em novembro deste ano, em Manaus, com previsão inicial de aproximadamente 1,2 mil inscritos. A atividade faz parte do cronograma da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e visa reunir profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas de saúde, para debater assuntos voltados à oncologia, incluindo estudos relacionados às neoplasias e atualização de protocolos de tratamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAsemana 3semana2