FCecon e Literatus formam primeira turma de especialistas em radioterapia

Créditos: Alfredo Fernandes / AGECOM
Com a conclusão da primeira turma de Especialização em Radioterapia do Centro Literatus, na última sexta-feira, em parceria com a Fundação Centro de Oncologia do Estado (FCecon), a área de radioterapia do Amazonas ganha o reforço de novos profissionais, atualmente suprida por técnicos de outras regiões do País.

Com uma turma formada por 31 técnicos e tecnólogos em Radiologia, a especialização técnica teve duração de dez meses, com o objetivo de formar profissionais aptos a operar equipamentos e realizar procedimentos de radioterapia.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o problema do câncer no Brasil vem ganhando relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando.

No País, as estimativas para o ano de 2012 serão válidas também para o ano de 2013 e apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide para o sexo feminino.

A diretora geral da Educação Profissional do CEL, Amanda Estald, destaca a importância do profissional especializado em radioterapia. “Não temos profissionais habilitados para este tipo de procedimento e acreditamos que com a conclusão deste curso haja um reforço na área da saúde no Estado”, destacou a gestora. As aulas foram ministradas nas dependências da FCecon em um trabalho envolvendo profissionais do órgão e do Literatus.

Publicado em: 27/07/2012