FCecon e Gamma lançam campanha de orientação a pacientes


Em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) lançou, nesta sexta-feira (01/03), no ambulatório do hospital, a campanha “FCecon e Gamma acolhem: unidos para te ajudar”. A iniciativa tem por objetivo promover uma rede de comunicação e orientação a pacientes ‘de primeira viagem’, acolhendo-os na chegada à instituição e informando-os sobre os serviços oferecidos, onde está situado cada setor e os locais de coleta de material para exames e de entrega de resultados.


Em um primeiro momento, o Gamma, que completa quatro anos de atuação na FCecon em 2013, terá 25 membros empenhados na atividade – cinco por dia. A proposta da parceria surgiu considerando as amplas instalações do hospital, cujo prédio principal possui nove andares e outros dois setores funcionam de forma mais independente, uma vez que estão localizados em anexos – Ambulatório e Radioterapia.

Segundo a presidente do Gamma e paciente da FCecon há 13 anos, Oriona Ohse, alguns pacientes são encaminhados à fundação sem qualquer informação e se deparam com um grande hospital. “Serão cinco mulheres por dia atuando no Ambulatório (local de maior fluxo de pessoas/dia da instituição). O câncer ainda é um tabu e essas pessoas que procuram a FCecon precisam ser informadas sobre como proceder ao darem entrada no hospital”, frisou.

Para o diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson de Oliveira Andrade, a parceria é um reconhecimento pelo trabalho voluntário que o Gamma vem desenvolvendo na instituição no decorrer dos anos, promovendo o bem-estar aos pacientes a partir das suas atividades rotineiras. “A dedicação dos membros do Gamma proporciona momentos de alegria aos portadores de câncer atendidos na Fundação Cecon, uma vez que muitos chegam aqui com a impressão equivocada de que a doença não pode ser superada, e as voluntárias conseguem mostrar o contrário”.

A medida faz parte do processo de humanização preconizado pelo Ministério da Saúde. Compareceram ao evento voluntárias da Igreja Universal do Reino de Deus, as quais promoveram momentos junto às integrantes do Gamma.

Agenda de março

Oriona Ohse aproveitou a ocasião para divulgar a agenda de atividades do grupo, no mês de março, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8.

Nesta data, um evento comemorativo será realizado no Ambulatório da FCecon em homenagem a pacientes e acompanhantes, com direito a distribuição de brindes. A data servirá, ainda, para reforçar a campanha ‘Cabeça coberta’, lançada há dois anos pelo grupo para angariar perucas destinadas às pacientes com câncer que perdem o cabelo durante o tratamento quimioterápico. “Os interessados em doarem perucas para nossas pacientes podem entrar em contato pelo número 94055520”, explicou a presidente do Gamma.

No dia 15 deste mês, o grupo promove a ‘Oficina da beleza’, com direito a corte de cabelo, maquiagem, depilação facial e dicas de beleza a quem se interessar em participar. A atividade é gratuita.

No dia 22 haverá distribuição de ovos de chocolate em comemoração ao feriado da Páscoa e, dia 30, o Gamma encerra as atividades do mês com a 4ª Corrida Internacional da Mulher, que deve acontecer na estrada da Ponta Negra (avenida Coronel Teixeira), Zona Oeste de Manaus. Maiores informações no site do Gamma (www.gammaamazonia.blogspot.com.br).

Publicado em: 01/03/2013