FCecon apresenta diagnóstico situacional dos municípios no Dia Mundial de Combate ao Câncer

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) aproveitará sua participação, no próximo dia 8, durante encerramento do “Encontro com Profissionais da Atenção Básica de Saúde de todos os Municípios do Amazonas”, para comunicar os representantes das cidades sobre a decisão do Ministério da Saúde em intensificar as ações de prevenção e controle do câncer de colo do útero e mama.

O evento, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado na mesma data, acontecerá das 9h às 11h, na sede da Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e foi iniciado no último dia 4, no auditório Belarmino Lins da Aleam. Conforme informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon, a chefe do setor, enfermeira Marília Muniz, traçará um Diagnóstico Situacional das Ações de Atenção Básica de Saúde por município, principalmente, das ações de prevenção e detecção precoce dos dois tipos de câncer mais incidentes na mulher amazonense. Estarão presentes representantes da atenção básica de todos os municípios do Estado, que se tornarão multiplicadores em suas localidades.

A idéia é estimular os gestores a traçarem novas estratégias de ações em prol da diminuição da curva de incidência e mortalidade por câncer de colo do útero e mama no Amazonas. Na ocasião, serão distribuídas rosas aos participantes, bem como pastas com materiais informativos, a exemplo de estatísticas relativas ao câncer de colo uterino e mama no Amazonas e uma avaliação eferente ao ano de 2010 (quantitativo de exames do citopatológicos do colo do útero e de mamografias realizadas por município).

Panfletagem

Paralelo ao evento, o departamento distribuirá material didático e educativo no ambulatório da FCecon, localizada na rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste da cidade. O objetivo é sensibilizar os pacientes e acompanhantes sobre os fatores externos de risco do câncer, tais como os malefícios causados pelo tabagismo, hábito que influencia no surgimento de variadas formas de neoplasia. Participarão da atividade nove profissionais da equipe de prevenção da unidade, além de profissionais da saúde, que participarão orientando os pacientes e seus familiares. A previsão é que aproximadamente 400 pessoas recebam o material.