FCecon abre inscrições para novos membros da Cipa

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), abre, nesta segunda-feira (22/05), as inscrições para a seleção de novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa/FCecon) – gestão 2023/2024. Os interessados têm até a sexta-feira (26/05) para se inscrever.

As inscrições estão sendo realizadas na sala do Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/FCecon), localizada no 2º andar do hospital, de segunda a quinta-feira, das 7h às 20h. Na sexta-feira, o atendimento ocorre de 7h às 19h. Para participar do processo, o servidor precisa apresentar o crachá e preencher os requisitos previstos.

Para participar do processo eleitoral de novos membros da Cipa é preciso ser servidor efetivo, sob o regime estatutário, do quadro de ativos, incluídos os disposicionados com ônus para a FCecon. A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho, com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

Eleição

Conforme o engenheiro em Segurança do Trabalho do SESMT/FCecon, Roberto Ribeiro de Oliveira, o período de eleição será de 5 a 7 de junho, segunda, terça e quarta-feira das 7h às 19h30. Ele disse que o resultado será publicado no dia 19 de junho.

Processo

A eleição segue as normativas dos Ministérios do Trabalho e da Saúde, que estabelecem que a comissão dos novos membros da Cipa será formada por 16 servidores estatutários, com exceção de servidores enquadrados no Regime de Direito Administrativo (RDA), terceirizados, inativos, estagiários e prestadores de serviços. Desse total, oito serão eleitos pelos próprios funcionários da FCecon e os demais indicados pela Direção da Fundação.

Curso

Após a eleição, os membros da Cipa passarão por curso que tratará sobre investigação de acidentes, confecção de mapa de risco, conhecimentos dos riscos ambientais existentes em um local de trabalho, dentre outros.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Laís Pompeu/FCecon