FCecon abre inscrições para a 21a Semana de Enfermagem, que acontece em maio

semana da enfermagem 2

FCecon abre inscrições para a 21a Semana de Enfermagem, que acontece em maio

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza, nos dias 11, 12 e 15 de maio, a 21a Semana de Enfermagem, com o tema “Humanização no Empoderamento do Cuidar de Enfermagem”. A atividade tem o apoio do Instituto de Ensino e Treinamento Singular e acontece no Conselho Regional de Medicina (CRM), localizado na avenida Senador Raimundo Parente, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo a chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, serão ofertadas 200 vagas. As inscrições podem ser feitas no próprio Departamento (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste – telefone 3655-4703). Os valores variam de R$ 20 a R$40, dependendo da categoria. Profissionais da FCecon estão isentos do pagamento. “A expectativa é que participem acadêmicos e profissionais, não só da enfermagem, mas das diversas áreas da saúde”, destacou.

A Júlia Mônica explica que a semana ocorre anualmente, em comemoração aos Dias Mundial do Enfermeiro (12 de maio) e Nacional do Técnico de Enfermagem (20 de maio). “Essa semana une as equipes para discutir os problemas e buscar soluções para a assistência com excelência, voltada para a multidisciplinaridade da enfermagem e à ciência do cuidar para o usuário dos SUS”.

semana da enfermagem 1

Palestras

A programação contará com um ciclo de palestras voltado para a assistência de enfermagem na oncologia. No primeiro dia, haverá um curso pré-evento ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Rosângela Nahim – representante da empresa Convatec, uma das referências em produtos de saúde -, com o tema ‘Cuidados no manejo de ostomias de eliminação’. No segundo dia (12), quando acontece a abertura oficial do evento, às 8h, haverá o credenciamento dos inscritos.

No segundo dia de atividades, nove profissionais da área ministrarão palestras com temas específicos. São eles: Ellen Albuquerque de Freitas – aula magna sobre o impacto do conhecimento da oncogênese no cuidado de enfermagem; Marielle Colares, falando sobre as ações do enfermeiro no núcleo de segurança do Paciente; Rosângela Nahim, com a palestra sobre a gestão do biofilme no processo de cicatrização; Katherine Mary Marcelino Benevides, com um relato de experiência na implantação do Programa de Humanização em serviços de saúde; Maressa Gasparoto Lenglube Lisboa, com a palestra sobre o protagonismo da enfermagem nos cuidados paliativos domiciliares; Edilene Duarte Varela, falando sobre manejo na administração de quimioterapia antineoplásica; Francisco Gilvan Moreira Neves e Maria Glaudimar Almeida, com a palestra qualidade de vida dos pacientes submetidos à laringectomia total portadores de traqueostomia: um relato de experiência; e Shirley Fragoso Monteiro, falando sobre os desafios na implantação de protocolos e instrumentos de segurança do paciente na Fundação CECON.

No dia de encerramento, haverá a 1° Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da FCecon e emissão de certificados de participação constando 20 horas de atividades complementares.

Saiba mais

Há 78 anos, a Associação Brasileira de Enfermagem realiza uma semana alusiva às expertises na área, abrangendo instituições de saúde e de ensino de todo o País. As atividades ocorrem, geralmente, entre os dias 12 a 20 de maio. No Amazonas, a Semana foi adotada há 67 anos e tornou-se uma tradicional campanha de capacitação, aperfeiçoamento e troca de experiências na área da saúde.