Evento reúne lançamento de Caderneta da Mulher e oficina sobre Sistema de Informação do Câncer

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) lançará, no próximo dia 19, a nova Caderneta da Gestante, que foi apresentada aos representantes dos municípios do Amazonas, em janeiro deste ano, via teleconferência, coordenada pelo Ministério da Saúde (MS). O evento acontecerá na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) – Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus -, durante a segunda oficina do ano de Atenção Oncológica e Sistema de Informação do Câncer  (Siscam), que ocorre a partir de 17 de março, com duração de três dias.

A Caderneta, que começou a ser distribuída em alguns estados brasileiros em dezembro de 2014, chegará, até junho deste ano, a todos os municípios do Estado, informou a coordenadora de Saúde da Mulher da Susam, Sandra Cavalcante Silva. De acordo com ela, as Secretarias Municipais de Saúde terão a missão de fazer com que o material chegue às mãos das futuras mamães. “Trata-se de uma ferramenta importante de auxílio durante o pré-natal, com informações sobre os exames e consultas preconizados durante o período da gravidez, parto, direitos trabalhistas, informações adicionais sobre a saúde da mulher e até uma ficha ambulatorial, que dará às unidades de saúde da capital e do interior, o acesso as informações necessárias sobre as grávidas, visando a qualificação da atenção ao pré-natal ”, explicou.

Na ocasião, também será apresentada a Caderneta da Criança, que contém, entre outros itens, informações sobre o recém-nascido, orientações sobre os cuidados com o bebê, crescimento e desenvolvimento infantil. Ambas ferramentas inseridas no âmbito do SisPré-Natal, Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento vinculado do Datasus, do MS.

Atenção Oncológica e Siscam

Na mesma ocasião, um extenso cronograma de atividades voltadas à continuidade da implantação do Siscam no Amazonas, será desenvolvido, com o objetivo de integrar os Sistemas de Informação dos Cânceres de Mama e Colo Uterino – Sismama e Siscolo, respectivamente.

siscam 1 siscam 2
Segundo a coordenadora de Atenção Oncológica do Estado, enfermeira Marília Muniz, a atividade será realizada em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Susam referência em sua área de atuação em toda a Amazônia Ocidental. Ela destaca que são aguardados dezenas de participantes, entre gestores, colaboradores e prestadores de serviço na capital e no interior do Amazonas, informou a

Instituído em 30 de dezembro do ano passado, por meio da Portaria 3394, do Ministério da Saúde, o Siscan permitirá o monitoramento das ações relacionadas a? detecção precoce, a? confirmação diagnóstica e ao início do tratamento de neoplasias malignas. Entre elas, o rastreamento e acompanhamento de mulheres que apresentarem lesões após os exames preventivos. A primeira oficina foi realizada dia 20 de janeiro. Nesta próxima, estarão participando profissionais de 29 municípios do Amazonas e quatro policlínicas da capital, uma vez que os representantes das demais localidades já passaram por capacitação. “Os profissionais estarão se familiarizando com o Siscam. Precisamos que eles estudem o sistema para observarmos as dificuldades e trabalharmos em cima delas. Após a implantação do sistema, os municípios poderão se comunicar direto com os laboratórios e unidades primárias, secundárias e terciárias aptas a tratarem pacientes com alterações ou até mesmo com câncer diagnosticado”, destacou Muniz.