Estudo testa de forma pioneira no Brasil uso de kit para exame preventivo a partir da auto-coleta

Uma técnica inédita no Brasil para a realização de exames preventivos de colo uterino por meio de auto-coleta, está sendo testada de forma pioneira, em mulheres residentes em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), a partir de uma parceria entre a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (USP). O objetivo é facilitar o acesso da população ribeirinha a este tipo de exame.

A auto-coleta possibilita que mulheres realizem sozinhas, a partir de orientação, a retirada de material do colo uterino, utilizando mini-escovas próprias para este tipo de exame e kits fabricados nos Estados Unidos. Hoje, o processo é feito em todo o País por profissionais ginecologistas, durante o preventivo, conhecido popularmente como Papanicolau. As amostras colhidas em 390 mulheres de Coari, estão sendo submetidas à análise no Laboratório de Biologia Molecular da Ufam daquele município. Elas poderão detectar alterações no tecido provocadas pelo HPV (Papilomavírus Humano), responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino no mundo. Os tipos detectados, neste caso, são os HPVs 16 e 18, considerados de alto risco por especialistas.

O estudo está sendo desenvolvido a partir do projeto de mestrado da professora da Ufam, no Campus de Coari, enfermeira Josiane Montanho Mariño, que recebe a orientação da Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, e tem como co-orientador o doutor em Ciências e professor da Universidade de São Paulo (USP), José Eduardo Levi. De acordo com Kátia Torres, o estudo recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e Instituto do HPV, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa, que recebeu o título de ‘Avaliação do uso da técnica da auto-coleta no rastreio do HPV em mulheres ribeirinhas de Coari’, está na fase final de coleta. Kátia Torres explica que mulheres que apresentam lesões estão sendo encaminhadas, pela Secretaria Municipal de Saúde de Coari, a instituições de tratamento da rede pública da capital, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Castelo Branco, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). Em casos de detecção de câncer de colo de útero, o mais incidente no Amazonas entre as mulheres, o encaminhamento é feito à FCecon, unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

“Entre os fatores que nos levaram a escolher Coari, está o polo da Ufam, instalado naquele município, que nos proporciona a infraestrutura adequada para a pesquisa. Além disso, o município possui uma das maiores populações do Amazonas”, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa. “O estudo contribuirá para o rastreamento de mulheres com o HPV e, no futuro, poderá auxiliar no desenvolvimento de novas políticas públicas de prevenção e combate ao câncer de colo de útero”, completou. O trabalho foi iniciado em março de 2013 e a defesa da dissertação está marcada para o primeiro semestre de 2015.

Texto: Ana Carolina Barbosa