Especialistas da FCecon participam de oficina sobre uso de tecnologia no cuidado complexo

Os pesquisadores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Kátia Luz Torres, Mirlane Cardoso e Diego Carvalho, participaram, nesta terça-feira (30/06), de uma oficina sobre gestão do cuidado complexo e o uso de tecnologias, que reuniu especialistas do Brasil e da Espanha. A “Oficina Desafios da Gestão do Cuidado Complexo: perspectivas da Salud Madrid e do Sistema Único de Saúde sobre gestão do cuidado complexo” foi o primeiro de quatro encontros on-line previstos.

A oficina é fruto de uma parceria de instituições brasileiras e espanholas, tanto de ensino quanto de assistência em saúde. “A Fundação Cecon foi convidada, e estaremos entrando junto com o Hospital Adriano Jorge numa segunda etapa, abrindo perspectivas de como, com essas colaborações, nós podemos vislumbrar o uso de tecnologia com cuidados remotos, usando transformação digital”, explicou a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon (DEP), pesquisadora Kátia Luz Torres.

Ferramentas – Dentre as instituições que já fazem parte da parceria, algumas têm ferramentas digitais que podem aproximar pessoas e melhorar processos. Dentro da FCecon, o Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) foi eleito para se trabalhar possibilidades de fortalecer o homecare (tratamento de saúde domiciliar) com os pacientes em estado de saúde mais debilitado.

A Fundação já realiza, há muitos anos, a visita domiciliar a esses pacientes com dificuldades de mobilidade. Mensalmente, uma equipe multidisciplinar de saúde visita esses pacientes, dando suporte clínico, psicológico e social.

Na oficina desta terça, a Fundação Cecon apresentou o serviço de Cuidados Paliativos, seu funcionamento, seus principais desafios e a complexidade do serviço oferecido, assim como dos pacientes atendidos, por meio da gerente do STDCP da FCecon, a anestesista e paliativista Mirlane Cardoso.

Nova etapa – Para a segunda etapa da parceria, a FCecon irá apresentar proposições de como o desenvolvimento de plataformas de comunicação podem auxiliar o Serviço de Cuidados Paliativos, utilizando a experiência compartilhada com as instituições da Espanha e do Brasil que fazem parte da iniciativa.

“Portanto é uma perspectiva de melhora ainda mais do trabalho já feito pelos Cuidados Paliativos, tentando nos aproximar e superar as distâncias que, às vezes, possamos ter dos nossos pacientes quando eles estão em homecare, principalmente quando eles voltam para o interior. Podemos imaginar uma ferramenta que nos ajude na comunicação e o seguimento desses pacientes à distância”, diz Kátia Luz Torres.

Oficina – Além da FCecon, participaram da oficina on-line a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), prestadores de serviços de gestão de saúde e representantes de saúde e de universidades da Espanha. Na primeira fase da colaboração, coordenada por representantes do Consórcio Bem Cuidado e da Salud Madrid, será realizado um conjunto de quatro oficinas on-line para o alinhamento do sistema de saúde, de instituições de pesquisa e inovação e de empresas de ambos os países com relação aos desafios e às oportunidades de colaboração na transformação na gestão digital do cuidado complexo.

 

Texto e fotos: Laís Pompeu/FCecon