Equipe da FCecon participa de evento internacional de saúde em São Paulo

Uma equipe médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), participou, a convite, do I Cancer Pain Forum Mundipharma& SBOC, evento internacional ocorrido no início do mês, em São Paulo (SP). Estiveram reunidos no local palestrantes de diversas partes do Brasil e do mundo, para o desenvolvimento de atividades voltadas à atualização de profissionais da área da saúde, em especial, aos que atuam na área oncológica.

O avento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e da Sociedade Brasileira o Estudo da Dor (Sbed), entidades com significativa representatividade no meio. No caso da FCecon, órgão do Governo do Estado referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, e que possui em sua estrutura um serviço exclusivo de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, composto por uma equipe multidisciplinar – inclusive com atendimento domiciliar -, o evento veio para somar, já que abordou amplamente a temas voltados à oncologia.

Entre os temas escolhidos, estiveram os seguintes: temas como ‘ O manejo da dor como prioridade no paciente oncológico’, ‘ A avaliação da dor como regra durante todo o tratamento do câncer’, ‘ Consenso de manejo da dor relacionada ao câncer’, ‘ Tratamento eficaz da dor: a escolha individualizada de analgésicos, na dose certa, pelo tempo necessário’, ‘ Dor neuropática em pacientes com câncer’, entre outros. Houve ainda a apresentação e discussão de casos de pacientes oncológicos inseridos neste contexto.

De acordo com a gerente do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da Fcecon, Dra. Mirlane Guimarães Cardoso, a participação no evento foi proveitosa e oportunizou o acesso a novas orientações, como ajuste de protocolos de atendimento em casos específicos de pacientes oncológicos e revisão de condutas médicas neste âmbito.

“Pudemos nos informar sobre novas drogas inseridas no mercado para o tratamento da dor e a novas técnicas e condutas. Um exemplo disso é que, antes, organizações nacionais e internacionais indicavam o uso de morfina apenas em pacientes com quadro de dor de alta intensidade. Hoje, com a flexibilização, este tipo de medicação já pode ser aplicada em pacientes com dor moderada, otimizando o tratamento”, relatou a anestesiologista especialista em cuidados paliativos. Além dela, participaram do evento os seguintes médicos: Dra Adelaide Portela, Dr Ademir Pinto, Dra Emily Montarroys, Dra Mônica Torres, Dra Neuzimar Freire e Dr Theomário Melo.